Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Operadores equatorianos são treinados em equipamentos no Porto de Santos

Fonte: G1 (21 de janeiro de 2019)

Operadores estrangeiros são treinados no Porto de Santo, SP — Foto: Divulgação/DP World Santos

Um grupo de 10 equatorianos realiza um intercâmbio, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, para aprender a operar equipamentos de grande porte. Entre eles, estão duas mulheres, que serão as primeiras daquele país a comandar máquinas em áreas operacionais em um novo terminal de contêineres.
 
Os estrangeiros participam de uma agenda de treinamentos que inclui seis semanas de aula teórica, incluindo instrução em sala de aula e testes em simuladores. Em seguida, eles seguem para a prática, com a operação direta em guindastes responsáveis por movimentar contêineres em pátios de terminais (RTG).
 
“Para muitos destes operadores, que não tem experiência em portos, conhecer a realidade do Porto de Santos é uma verdadeira imersão. Eles ficaram impressionados com a estrutura”, comenta a coordenadora de pessoas da DP World Santos, Karina de Abreu, responsável pelo programa de intercâmbio.
 
Karina destaca o treinamento de duas mulheres, que serão as primeiras equatorianas a operar esses equipamentos em um novo terminal que está sendo construído em Posorja, a 120 quilômetros de Guayaquil, onde localiza-se o principal porto do país. A nova instalação ficará em uma região de grande profundidade.
 
“Ficamos felizes de saber que a empresa prioriza a contração de mulheres e isso tem sido um grande divisor de águas no mercado portuário, seja no Brasil ou em outros países”, fala a coordenadora. A perspectiva é que o novo porto passe a operar ainda no segundo semestre deste ano, após a conclusão das obras.