SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   5º Distrito Naval da Marinha recebe navios da esquadra na operação “Aspirantex 2019”

5º Distrito Naval da Marinha recebe navios da esquadra na operação “Aspirantex 2019”


Fonte: Portal R3 (10 de janeiro de 2019 )
Já o Porta Helicópteros Multipropósito “Atlântico” (A140). (Foto: GM Toshio Ito)

O Comando do 5º Distrito Naval recebe, de 17 a 27 de janeiro, quatro navios da Esquadra da Marinha do Brasil com aspirantes dos 1º, 2° e 3° anos da Escola Naval, na “Aspirantex 2019”. Os futuros oficiais da Marinha do Brasil partirão do Rio de Janeiro (RJ) e passarão por Montevidéu (URU); Itajaí (SC); Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR). Aproximadamente, 2 mil militares chegarão a Rio Grande, movimentando a economia da cidade nesse período. Com o propósito de complementar a formação militar-naval, a “Aspirantex 2019” envolverá 320 aspirantes da Escola Naval com a finalidade de experimentarem a vida e a rotina dos navios da Esquadra.

 

Visitação Pública
O primeiro navio a chegar em Rio Grande, a Fragata Independência (F44), ficará aberta à visitação pública nos dias 19 e 20 de janeiro, das 14h às 18h. Já o Porta Helicópteros Multipropósito “Atlântico” (A140), o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” (G25) e a Fragata “Rademaker” (F49) estarão abertos à visitação pública, nos dias 25 e 26 janeiro, no mesmo horário.

 

PHM Atlântico
O Porta Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” é o mais novo navio da esquadra. O navio Capitânia foi comprado do Reino Unido, em fevereiro de 2018, e ocupa o lugar deixado pelo Porta Aviões “São Paulo”, desativado.

 

Navios da Esquadra em Rio Grande
Há 17 anos que um navio da esquadra do porte do PHM Atlântico não atraca na cidade de Rio Grande. O último que esteve aqui foi o Porta Aviões São Paulo, em 2002.


Mais lidas


  Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia.   Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais