SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Regulamentação   /   Petrobras consegue Licença Ambiental para dragagem do Porto da Imbetiba em Macaé

Petrobras consegue Licença Ambiental para dragagem do Porto da Imbetiba em Macaé


Fonte: Click Petróleo e Gás (2 de janeiro de 2019 )

Atualmente o Porto da Imbetiba, na cidade de Macaé e operado pela Petrobras, que opera em um calado na faixa entre 6 à 7 metros de profundidade, o que dá condições de algumas embarcações operarem e fazer atracações. Com a Licença Ambiental concedida esta semana, a estatal poderá elevar esta profundidade até 9,5 metros, dando novas possibilidades operacionais para o porto. Novas embarcações de maior porte poderão operar também na região depois que o empreendimento for concluído.

 

Entendam, isso é uma demanda da própria Petrobras para que mais embarcações atraquem no Porto da Imbetiba, consequentemente, trazendo mais desenvolvimento e entrada de recursos para Macaé.

 

A estatal mostra indicações claras de que deseja atuar mais forte no campo offshore e as cidades que compõem estas regiões produtoras, ainda estão no olho do furação da Petrobras, conforme relatou a própria estatal em março e que vocês poderão conferir na matéria aqui.

 

O porto também servirá de apoio à operações do pré-sal a partir de 2019, fazendo a Macaé retornar a disputa do mercado nacional de óleo e gás. Tudo indica, tomando como base as operações da Petrobras, haverá uma concentração maior de embarcações e logística marítima.

 

Porto do Barreto e o embargo temporário

O Terpor( Terminal Portuário de Macaé) sofreu um embargo de uma organização ambiental paulista contra a construção do porto na cidade, empreendimento  geraria mais de 10 mil empregos na cidade e  começaria até o segundo semestre de 2019, entendam mais acessando a matéria aqui, aproveitem e assinem a petição também para reforçar a luta.

 

Autoridades regionais estão se articulando para que esta ação civil seja revertida, uma delas é o Vereador Maxwell Vaz, que mostra-se bem ativo e a frente de movimentos como por exemplo o “Macaé Porto Já”.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais