Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Ministério lança Portal da Intermodalidade

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (21 de dezembro de 2018)

Um portal inédito e totalmente inovador lançado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil esclarece, de forma simples e esclarecedora, o conceito da intermodalidade, além de explicar como funciona a matriz de transportes no Brasil. Voltado para especialistas do setor, associações e entidades representativas, empresários, estudantes e sociedade de forma geral, o site aborda as mais diversas nuances da conectividade no sistema de transportes e explica como uma rede eficiente pode impactar na vida do cidadão, na economia brasileira e na competitividade internacional.
 
Acesse: www.transportes.gov.br/intermodalidade
 
“O Brasil é o maior exportador de alimentos do mundo. E para tornarmos os nossos produtos ainda mais competitivos no mercado externo, precisamos de um sistema de transportes totalmente integrado, que conecte nossas rodovias com as ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. Esse modelo é essencial para o escoamento dos produtos e, consequentemente, para a geração de emprego e renda, e para o desenvolvimento do nosso país”, avalia o ministro dos Transportes, Valter Casimiro.
 
O projeto apresenta os principais temas relacionados à intermodalidade, as vantagens dessa alternativa de transportes para os produtores, consumidores e para a economia nacional, e os entraves para alavancar de vez este modelo. O portal também traz entrevistas com alguns dos maiores nomes do setor para explicar como funciona a intermodalidade no Brasil e no mundo, o que é o custo-logístico, como os preços dos transportes impactam na vida da população, quais os modais mais baratos, mais rápidos e menos poluentes, entre outros.
 
Além disso, para ilustrar melhor como funcionam, na prática, os corredores logísticos estratégicos, o site exibe vídeos de dois dos produtos mais importantes na balança comercial brasileira: a soja e a cana-de-açúcar, convidando o usuário a acompanhar o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste brasileiro para exportação ou ainda os caminhos da cana e sua distribuição no mercado doméstico.
 
Os vídeos são desenvolvidos pela tecnologia belga Spott, moderna e inovadora, que torna os conteúdos interativos, aumentando o engajamento do usuário e enriquecendo ainda mais sua experiência com a navegabilidade do portal.
 
MAPAS – Outra novidade do portal é a apresentação dos corredores logísticos estratégicos que identificam os caminhos usados pelo transporte de cargas para exportação e consumo interno no país. Até o momento, o governo já identificou os corredores de três produtos: os complexos de soja e milho, de minério de ferro e veículos automotores, que podem ser facilmente encontrados na página de Mapas do site. Para navegar, basta escolher o produto listado, selecionar o tipo de mercado que deseja saber (externo ou interno) e apontar os corredores para visualizar as rotas no mapa, que podem ser separadas por região. Pelo mapa interativo, é possível identificar as rodovias, hidrovias, ferrovias e portos dos corredores selecionados com as principais informações sobre cada um deles.
 
Ao final de toda essa experiência, o usuário encontrará um quiz para testar os seus conhecimentos sobre o tema.