SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Valor da produção agrícola do Brasil deve subir quase 2% em 2019, diz ministério

Valor da produção agrícola do Brasil deve subir quase 2% em 2019, diz ministério


Fonte: DCI (20 de dezembro de 2018 )

O valor bruto da produção agropecuária do Brasil (VBP) em 2019, com base em dados preliminares, pode chegar a 584,6 bilhões de reais, uma alta de 1,9 por cento ante o previsto para este ano, disse o Ministério da Agricultura nesta terça-feira.

 

Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) da semana passada, o Brasil deve colher um recorde de 238,4 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas em 2018/19, com as safras influenciadas pelas boas condições climáticas.

 

Para 2018, a pasta disse que o VBP registrou até novembro uma redução de 1,9 por cento na comparação anual, devendo fechar o ano em 573,87 bilhões de reais.

 

“Deve haver ainda alguma mudança, mas a safra está praticamente encerrada”, disse o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola, José Garcia Gasques, em comunicado.

 

O valor da produção neste ano foi sustentado por um pequeno grupo de produtos –trigo (alta de 73 por cento contra o valor de 2017), algodão (47 por cento), cacau (34,9 por cento), soja (12,5 por cento) e café (10,2 por cento)–, que se beneficiaram de um aumento tanto nos preços quanto na produção.

 

Segundo o ministério, a produção de soja, cana, milho, algodão e café representam 80 por cento do VBP, sendo a soja o produto que gerou o maior valor, a 143,5 bilhões de reais.

 

A atividade agrícola responde por 388,1 bilhões de reais neste ano, enquanto a pecuária soma 185,8 bilhões.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais