SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Novas tecnologias   /   Inovador sistema de parqueamento de contentores vai revolucionar a indústria, afiança a DP World

Inovador sistema de parqueamento de contentores vai revolucionar a indústria, afiança a DP World


Fonte: Revista Cargo Portugal (19 de dezembro de 2018 )

O processamento de contentores está à beira de nunca mais ser o mesmo. Tudo porque a joint venture internacional formada pela emiradense DP World e pelo grupo britânico de engenharia industrial SMS apresentou um trunfo revolucionário que promete transformar a forma como os contentores são movimentados nos portos.

 

Trata-se de um novo e inteligente sistema de parqueamento de contentores apelidado de ‘High Bay Storage’ e que aplica o conceito de estante (ou de prateleira) à acomodação de contentores – o sistema foi originalmente desenvolvido pela AMOVA, subsidiária do grupo SMS, para acomodar de bobinas de metal com pesos de 50 toneladas cada em prateleiras de até 50 metros. Agora, o conceito é transposto para a movimentação portuária.

 

A solução ‘High Bay Storage’: um rubix cube de contentores que é tudo menos um quebra-cabeças
Esta transposição levada cabo pela joint venture é totalmente inovadora e aplica um conceito comprovadamente útil à indústria portuária: em vez de empilhar contentores directamente em cima uns dos outros, o que tem sido prática padrão por décadas, o sistema coloca cada contentor em um compartimento individual. Os contentores são acomodados em prateleiras de onze andares, criando 200% mais capacidade do que um terminal convencional de contentores, ou criando a mesma capacidade em menos de um terço do espaço.

 

Graças ao design das prateleiras, cada contentor está acessível sem que seja necessário mover qualquer outro, assim permitindo 100% de utilização do espaço referente ao terminal. Segundo a DP World e a SMS, o sistema traz ganhos de celeridade, eficiência energética, segurança e um corte drástico nos custos. Os custos são ainda mais reduzidos pela capacidade de reduzir, em 30%, o tempo gasto para carregar e descarregar grandes porta-contentores.

 

«A inovação faz parte do nosso ADN», afirmou Ahmed Bin Sulayem, CEO do DP World Group
Este sistema estrear-se-á durante a realização da feira mundial ‘Dubai Expo 2020’, um evento já aqui noticiado pela Revista Cargo devido à sua veia inovadora – a sua aplicação inaugural será levada a cabo no Jebel Ali Terminal 4. «A especialização da DP World em movimentação de cargas, aliada à tecnologia da AMOVA, garantirá que o sistema seja notavelmente eficiente e relevante para as operações presentes e futuras», disse o CEO do DP World Group.

 

«O nosso engajamento com as novas tecnologias é uma grande prioridade e somos conhecidos por buscarmos formas de transformar o modo como as mercadorias são movidas em todo o mundo. A inovação faz parte do nosso ADN e está no coração do nosso sucesso», completou o sultão Ahmed Bin Sulayem.

 

Sistema permite utilização mais eficaz da área das cidades
«Esta nova tecnologia de movimentação de contentores permite que as cidades utilizem a sua área e forma mais eficaz. O nosso sistema aumentará significativamente a produtividade do processamento de navios no cais. Essa inovação revolucionária melhorará, em muito, o desempenho financeiro dos portos, bem como a sua aparência geral», declarou Mathias Dobner, CEO da joint venture.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais