SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Regulamentação   /   José Múcio toma posse como presidente do TCU

José Múcio toma posse como presidente do TCU


Fonte: G1 (11 de dezembro de 2018 )
Ministro José Múcio é empossado presidente do TCU — Foto: Divulgação, TCU

O ministro José Múcio tomou posse nesta terça-feira (11) no cargo de presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) para um mandato de um ano que terá início em 1º de janeiro de 2019. Na mesma solenidade, a ministra Ana Arraes assumiu o posto de vice-presidente da Corte de fiscalização.

 

Ex-deputado federal, Múcio sucederá o ministro Raimundo Carreiro no comando do tribunal. O mandato de um ano do novo presidente poderá ser renovado por mais 12 meses a partir de 2020.

 

Ao discursar sob olhares de autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, o novo presidente do TCU defendeu harmonia entre os poderes e disse que, à frente do tribubanl, quer “centrar esforços em algumas diretrizes básicas” para realizar pautas prioritárias dos Três Poderes.

 

“De modo a apoiar à implementação da agenda do Estado brasileiro e garantir o bom funcionamento da administração pública”, enfatizou.

 

Múcio disse ainda que não quer que o TCU seja lembrado apenas como órgão que pune. Ele ressaltou que pretende adotar a prática de divulgar exemplos de bons gestores.

 

“Não somos e nem queremos ser vistos apenas como o órgão julgador que aponta o erro do gestor e sanciona a conduta irregular ou ilegal”, ponderou o novo presidente.

 

Ao final da cerimônia de posse, José Múcio foi questionado por repórteres pelo fato de não ter dado muito espaço em seu discurso para o combate à corrupção. Ao responder aos jornalistas, ele afirmou que esse tema é “óbvio” e um dos pilares do TCU.

 

Solenidade
A cerimônia de posse da nova cúpula do Tribunal de Contas da União atraiu autoridades dos Três Poderes. Às vésperas de deixar o comando do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer prestigiou o posse de Múcio e Ana Arraes.

 

Na semana passada, a assessoria da Presidência informou que o chefe do Executivo desistiu de uma viagem ao Marrocos e um dos motivos seria o interesse de comparecer à solenidade de posse do novo presidente do TCU.

 

Além de Temer, também compareceram à sede do TCU para a cerimônia de posse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli; o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ); o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE); governadores e ministros de Estado do atual e do futuro governo.

 

Em meio à cerimônia de posse, o ministro Benjamin Zymler foi destacado para discursar em nome dos demais magistrados do TCU. Zymler relembrou a trajetória de Múcio na política pernambucana e disse que o Brasil vive um período de “grande inquietude”, no qual as instituições públicas estão mais do que nunca em permanente observação pela sociedade.

 

“Não serão tempos fáceis. No horizonte de 2019, avizinham-se graves dificuldades no campo da economia e das finanças públicas, e ninguém as esconde. Neste cenário, há forte tendência de que a Corte de contas adquira maior visibilidade, ampliando a responsabilidade de todos nós que aqui atuamos e mais ainda dos que são responsáveis pela sua condução. A missão é desafiadora”, declarou Benjamin Zymler.

 

Perfil
José Múcio é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica de Pernambuco. Ele iniciou sua vida política em 1980.

 

Em 2007, como líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara dos Deputados, foi convidado a assumir o comando do Ministério das Relações Institucionais, cargo que deixou em 2009 para ingressar no TCU. Ele entrou na vaga do ministro aposentado Marcos Vinícios Vilaça.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais