SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Regulamentação   /   Câmara de Itajaí reúne trabalhadores e autoridades para discutir possível privatização do porto

Câmara de Itajaí reúne trabalhadores e autoridades para discutir possível privatização do porto


Fonte: Portos (29 de novembro de 2018 )

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na noite da segunda-feira (26) uma audiência pública para debater a possível privatização dos portos públicos brasileiros, com foco no Porto de Itajaí. A audiência reuniu trabalhadores portuários, autoridades e comunidade.

 

Durante a reunião, foram realizadas falas do superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles, diretor-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Sérgio Paulo Perucci de Aquino, diretor da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Arrumadores de Navios nas Atividades Portuárias (Feconvib), Rogerio Porto Veleda, e coordenador do curso de Gestão Portuária da Univali, Manoel Antonio dos Santos.

 

Salles apresentou dados do Porto de Itajaí, demonstrando o crescimento da movimentação. Apontou que o ganho financeiro da autoridade portuária é ínfimo, mas o ganho de retorno de receita de Importo Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Estado e de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para o Município é grande. Por isso, defendeu a autoridade portuária pública e a operação privada.

 

Aquino explicou as diferenças dos modelos de administração portuária e disse que além do chamado de Land Lords – em que os portos são de propriedades públicas e operação privada – ser o mais utilizado no mundo, é o que mais movimenta cargas no Brasil. O diretor da Fenop defendeu mudanças no sistema brasileiro, entre elas de que é necessário revisar a legislação para que os portos públicos possam concorrer.

 

O coordenador do curso de Gestão Portuária da Univali, Manoel Antonio dos Santos, defendeu a mudança para uma nova autoridade portuária pública, mas com um modelo de gestão empresarial. Segundo o professor, hoje o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) só tem competência de sugerir e é necessário poder planejar e executar.

 

A audiência foi proposta pela Comissão de Complexos Portuários, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Legislativo e comandada pelo presidente da Comissão, vereador Robison Coelho (PSDB). Além dos palestrantes, o evento teve a participação do prefeito, Volnei Morastoni; vice-prefeito, Marcelo Sodré; do senador eleito, Espiridião Amin; deputados federais eleitos, Hélio Costa e Fábio Schiochet; e dos deputados estaduais eleitos Coronel Mocellin e Paulinha.

 

Como resultado da audiência pública, a Comissão de Complexos Portuários, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista irá redigir um relatório com o conteúdo das discussões que será encaminhado ao Governo Federal e à Secretaria Nacional de Portos.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais