Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Santos recebe maior navio de fertilizantes de sua história

Fonte: Canal rural (27 de novembro de 2018)

Foto: Cyprus Sea Lines SA


O Porto de Santos deve receber o maior navio de fertilizantes de sua história no fim deste mês. O Panamax Ostria está carregado com 71 mil toneladas de sulfato de amônio a granel, destinados à empresa Rumo Logística.

A operação tem como destino final o terminal da companhia em Rondonópolis (MT). A embarcação partiu do Porto de Yantai, na China, no dia 13 de outubro. A chegada em Santos está prevista para o dia 27 de novembro e a atracação no Termag deve acontecer no dia 13 de dezembro.
 
“Isso é fruto de nossa estratégia comercial e parceria com o Termag para aumentar o tamanho dos navios carregados com fertilizantes e priorizar o uso do modal ferroviário. Já havíamos batido o recorde com o navio Ultra Lynx, de 61 mil toneladas, e agora estamos indo ainda mais longe”, disse o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio. “Navios maiores, aliados ao carregamento ferroviário, são mais produtivos, trazem ganho de escala com redução de custos e aumentam a capacidade efetiva de todo o sistema logístico.”
 
Em oito meses de operação do terminal de Rondonópolis, a Rumo deve movimentar mais de 750 mil toneladas de fertilizantes destinadas a Mato Grosso. Segundo a empresa, o volume é cerca de 20% do que foi importado no ano inteiro para o estado.

“Temos como estimativa ultrapassar 2 milhões de toneladas em 2019, atingindo aproximadamente 50% do que é importado pelo Estado em menos de dois anos de projeto”, disse Tulio. Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que Mato Grosso é o principal consumidor de fertilizantes do Brasil.