SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Edital de construção de terminal de combustíveis sai nessa semana

Edital de construção de terminal de combustíveis sai nessa semana


Fonte: Portos e Navios (27 de novembro de 2018 )

O Governo Federal publica, no dia 29 de novembro, o edital de licitação para a construção do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), em Capuaba, Vila Velha. A fase seguinte será o leilão da obra na Bolsa de Valores de São Paulo em 2019. Serão investidos R$ 120 milhões na construção pela empresa ganhadora da concorrência pública.

 

O TGL vai movimentar produtos como diesel, gasolina, álcool e biodiesel, que serão drenados de navios do novo Cais de Atalaia (em construção), seguindo por dutos até a armazenagem estática (tancagem) com capacidade para 60.000 m³. Sua conclusão e início das operações estão previstas para 2020.

 

O terminal para o armazenamento de combustíveis ocupará área de 75.000 m², e entrou como prioridade no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do GF. A expectativa é que sejam gerados 450 empregos diretos e indiretos durante a implantação, e 300 diretos e indiretos no início das operações.

 

O TGL vai atender ao mercado de combustíveis regional. Atualmente, a grande maioria das descargas de navios com combustíveis vem ocorrendo através de porto privado, portanto, fora da gestão da Codesa.

 

“É mais um importante passo para dar fim às constantes crises de abastecimento de combustíveis no estado. Uma vitória”, destacou o presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro. “O mercado de combustíveis pedia há anos uma obra desse porte, e estamos tirando do papel o projeto para concretizá-lo”, enfatizou Walter Arruda, diretor do Porto de Vitória.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais