SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Regulamentação   /   ANTAQ apresenta módulo de acompanhamento de preços portuários e associações do setor

ANTAQ apresenta módulo de acompanhamento de preços portuários e associações do setor


Fonte: ANTAQ (22 de novembro de 2018 )
O gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência, Fernando Serra, apresenta a nova ferramenta. Foto: CCS/ARI/ANTAQ.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ recebeu hoje (19), em sua sede, em Brasília, as Associações de Terminais Privados – ATP e Brasileira de Terminais Portuários – ABTP para apresentar o Módulo de Acompanhamento de Preços Portuários – APP, que integrará o Sistema de Desempenho Portuário – SDP, da Agência. Com o módulo, a Autarquia passará a conhecer os preços médios praticados nos terminais portuários de todo o país.

 

O projeto do Módulo APP está em gestação na ANTAQ, e a expectativa é concluir sua implantação em novembro de 2019. O acompanhamento será mensal, tendo por referência os preços praticados nos dois meses anteriores. O levantamento vai contemplar os preços cobrados na armazenagem, nos serviços de pátio e de cais ou na cesta de serviços, começando pelo segmento de contêineres. A Agência publicará uma norma para regulamentar a matéria.

 

Pela Lei nº 10.233/2001, que criou a ANTAQ, cabe à Autarquia promover estudos aplicados às definições de tarifas, preços e fretes, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados.

 

Para o diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, que acompanhou a apresentação, o levantamento traz transparência e vai mostrar que os preços portuários veem caindo ao longo dos últimos anos.

 

O projeto para implantação do módulo já foi apresentado pela equipe da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência para representantes de terminais nos portos de Santos, Vitória, Rio e Suape. De acordo com o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, Samuel Cavalcanti, a expectativa é colocar uma versão de teste na internet em abril do ano que vem.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais