Indústria e órgão de comércio exterior querem exclusão do Cade de conselho
Representantes da indústria têm se movimentado para barrar a inclusão do Cade (conselho de defesa econômica) na Camex, secretaria que toma decisões de alíquotas de importação e faz políticas de comércio exterior.
Há um texto de decreto já redigido, que aguarda assinatura de Michel Temer. O órgão não teria voto, seria um membro para ser consultado.
Os industriais enviaram uma carta ao presidente e tentam marcar um encontro para evitar a mudança.
Para os representantes da indústria, o Cade tem preocupações, metodologias e instrumentos diferentes da Camex, e os propósitos dos dois não devem se confundir.
Eles também falam que a inclusão daria ao órgão de defesa da concorrência acesso a informações de setores.
Dentro da própria Camex há resistência ao projeto. Além de argumentos semelhantes aos de executivos da indústria, os técnicos dizem considerar que a medida traria lentidão às decisões.
Outro receio citado é que o Cade seja sempre contrário a medidas de defesa dos produtores de bens nacionais.
A iniciativa da alteração partiu do próprio Cade.
Para representantes da entidade de defesa da concorrência, há um exagero na oposição à medida.
A ideia é coordenar as decisões —se o Cade conhece a taxação de um importado, pode reprovar uma fusão ou aquisição, por exemplo.
Conselheiros do órgão são todos ministros
Compõem a Camex os ministros das pastas:
- Casa Civil, presidência do conselho
- Indústria, Comércio Exterior e Serviços
- Relações Exteriores
- Fazenda
- Transportes, Portos e Aviação Civil
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
- Secretaria-Geral da Presidência
Como órgão consultivo:
- Apex
Mais lidas
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]