SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Porto bate recorde em contêineres nos primeiros oito meses do ano

Porto bate recorde em contêineres nos primeiros oito meses do ano


Fonte: A Tribuna (4 de outubro de 2018 )

O Porto de Santos registrou um recorde na movimentação de cargas em contêineres nos primeiros oito meses do ano. Para representantes do setor, esse é um sinal da recuperação da economia brasileira.

 

Conforme o balanço de agosto da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no período, foram operados 2,7 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o que representa um aumento de 11% em relação a 2017.

 

“Isso mostra uma tendência da retomada econômica e, ao mesmo tempo, é um reflexo de medidas para melhoria de acesso que tomamos”, explicou o diretor de Relações com o Mercado da Codesp, Cleveland Lofrano.

 

Em seu estudo de projeção para 2018, divulgado em janeiro, a Docas previa que a movimentação de contêineres aumentasse 4,4% no ano, chegando a 4 milhões de TEU. A Codesp deve divulgar até outubro uma nova projeção.

 

Expectativa do setor

Apesar da desvalorização do real, que só deve refletir no comércio exterior a partir de dezembro, empresários do setor estão otimistas para os próximos meses. “A guerra entre Brasil e China é positiva para nós, pois está tornando os produtos brasileiros mais competitivos”, afirma o diretor comercial da Brasil Terminal Portuário, Claudio Oliveira.

 

“O incremento de volume está sendo muito puxado pela exportação, por conta das comodities, como o café, milho e açúcar, que vêm aumentando em contêineres”, diz o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho.

 

O diretor comercial da Libra Terminais, Eduardo Galo, avalia que, para continuar o avanço com a movimentação de carga conteinerizada, o cais santista precisa se preparar. “Tivemos um incremento de volume de carga, mas precisamos melhorar na eficiência, nos acessos, para receber os navios superiores que poderiam fazer escala aqui”, analisa.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais