SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Rumo quebra recorde de transporte de grãos em agosto na Operação Sul

Rumo quebra recorde de transporte de grãos em agosto na Operação Sul


Fonte: Portos e Navios (27 de setembro de 2018 )

A Rumo quebrou novos recordes no mês de agosto em sua Operação Sul, que abrange ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O principal destaque foi o aumento de 14% no volume total de grãos (soja e milho) transportados em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foi escoado 1,18 milhão de toneladas de produtos agrícolas para os principais portos da região, que são os de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC).

 

O desempenho de agosto foi o terceiro melhor resultado histórico da Companhia na Operação Sul. Os dois primeiros ocorreram também neste ano, nos meses de março (1,25 milhão) e abril (1,21 milhão).

 

Outro recorde na região foi no estado do Rio Grande do Sul: a Rumo transportou 303 mil toneladas de grãos no mês passado, marcando os 31 dias como o melhor agosto da história da Companhia, com 12% a mais no volume de 2018 ante 2017.

 

Transporte de celulose também cresce

Desde outubro de 2016, a Rumo mantém uma parceria com a Klabin, produtora e exportadora de papéis, para transportar celulose entre a região de Ponta Grossa e o Porto de Paranaguá, no Paraná. E em agosto a Companhia também registrou um aumento de transporte no corredor ferroviário mais utilizado para o transporte de cargas da região Sul.

 

Da fábrica de celulose da Klabin em Ortigueira (PR), foram escoadas pela Rumo 106 mil toneladas de celulose para Paranaguá, 13% a mais do que o recorde de 94 mil toneladas obtido em junho deste ano.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais