SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Regulamentação   /   Novas taxas sobre importações chinesas entram hoje em vigor

Novas taxas sobre importações chinesas entram hoje em vigor


Fonte: Jornal da Economia do Mar (25 de setembro de 2018 )

A partir de hoje, os Estados Unidos aplicam uma taxa de 10% sobre uma nova lista de importações provenientes da China estimada em 170 mil milhões de euros (200 mil milhões de dólares), que subirá para 25% em Janeiro, conforme anunciado por Donald Trump em 17 de Setembro. A China retaliou com a imposição de taxas sobre produtos norte-americanos estimados em 51 mil milhões de euros (60 mil milhões de dólares).

 

A retaliação incide sobre uma lista de 5.207 produtos dos Estados Unidos, segundo a Reuters, e que vão do gás natural liquefeito (GNL) a aviões, vegetais e têxteis. E serão entre 5% e 10%, em vez do que fora previamente anunciado (taxas de 5, 10, 20 e 25 por cento), o que constituiu surpresa porque pela primeira vez a retaliação não foi na mesma medida e a China ameaçara responder proporcionalmente.

 

Mas não afasta o receio de mais uma vaga de taxas dos Estados Unidos, pois Trump ameaçou com tarifas sobre bens chineses estimados em 227 mil milhões de euros (267 mil milhões de dólares) se a China retaliasse contra produtos agrícolas ou industriais norte-americanos.

 

Entretanto, recentemente, nos Estados Unidos, as associações representativas da indústria petrolífera, das autoridades portuárias e dos retalhistas, entre outras associações comerciais, juntaram-se num coro contra as taxas sobre os produtos chineses.

 

De acordo com a Maritime Executive, 80 associações, incluindo a American Petroleum Institute (API), a American Association of Port Authorities (AAPA) e a National Retail Federation (NRF), anunciaram a criação de um grupo (American for Free Trade) de oposição às tarifas e favorável aos benefícios do comércio internacional. Um grupo que se juntou ao Farmers for Free Trade numa campanha nacional contra as taxas, intitulada “Tariffs Hurt the Heartland”, que numa tradução livre significa “as taxas ferem o coração da pátria”.

 

Segundo o porta-voz desta campanha, Jonathan Gold, citado pela publicação, o seu objectivo é fazer com que a Administração Trump acabe com a guerra comercial e volte a criar oportunidades para os empresários, agricultores e trabalhadores dos Estados Unidos. Disse ainda que juntos, os membros da campanha, procurarão assegurar que Washington compreenda as consequências das taxas em todo o país.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais