SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Rumo quer ampliar malha ferroviária em Mato Grosso

Rumo quer ampliar malha ferroviária em Mato Grosso


Fonte: A Tribuna (14 de setembro de 2018 )

A Rumo Logística, uma das operadoras ferroviárias que atendem o Porto de Santos, apresentou nesta semana uma proposta para ampliar sua Malha Norte – que forma, com a Malha Paulista, também sob concessão da empresa, o principal corredor de exportação do País, ligando Rondonópolis (MT) ao cais santista.

 

O estudo prevê um investimento de R$ 6 bilhões em obras para viabilizar um novo trecho com 700 quilômetros de extensão entre Rondonópolis e Sorriso (MT), passando pela capital, Cuiabá. Os incrementos logísticos impactarão fortemente a economia da região, tanto por conta do escoamento de grãos de Sorriso como pelo aumento da circulação de cargas industriais e bens de consumo na capital mato-grossense.

 

O projeto foi debatido na última no encontro Ferrovia em Cuiabá, integração e desenvolvimento, realizado pelo Fórum Pró-Ferrovia na capital mato-grossense.

 

A construção desse novo trecho está atrelada ao processo de renovação antecipada da concessão da Malha Paulista, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no último dia 29.

 

A proposta, agora, se encontra sob análise do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, seguindo para a avaliação e aprovação do Tribunal de Contas da União.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais