SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Novas tecnologias   /   Nova plataforma de segurança marítima

Nova plataforma de segurança marítima


Fonte: Portos de Portugal (17 de agosto de 2018 )

Foi lançada, recentemente, pela companhia italiana Leonardo, uma plataforma online com um sistema de vigilância inovador, que fornece informações sobre a posição dos navios em tempo real, segundo comunicado oficial. Denominada, SEonSE (Smart Eyes on the SEas), esta pode ser acedida através de um computador ou de um smartphone.

 

Sistema que será notável para os armadores de navios de alto mar, principalmente os que frequentam zonas onde a pirataria é frequente, pois permite, não só, perceber se um navio for desviado, como qualquer actividade anormal a bordo.

 

Note-se que a pirataria, principalmente no Sudeste Asiático e na África Ocidental, custa milhões de dólares aos armadores, pelo que este novo sistema é “um grande passo” para o transporte marítimo.

 

Mas, não só, este pode fazer também um controlo da pesca ilegal, e da lei marítima em geral, ou mesmo servir de auxílio às análises de mercado que derivem do controlo de rotas, como refere Luigi Pasquali, Coordenador das Actividades Espaciais da Leonardo.

 

Recolhida através de vários satélites, a informação desta plataforma não poderá ser ocultada intencionalmente pelas embarcações, pois além do sistema de radar, tem um sistema de captura de imagens, para as embarcações que optam por não cumprir o sistema de identificação no mar.

 

Plataforma que, para além de informar sobre a posição dos navios, fornece os registos de navios do mundo, bem como informação meteorológica e oceanográfica.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais