SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Retirada de óleo derrubado pela draga Copacabana entra na reta final

Retirada de óleo derrubado pela draga Copacabana entra na reta final


Fonte: A Tribuna (2 de agosto de 2018 )
Segundo o Ibama, área de contenção do óleo está limpa (Foto: Carlos Nogueira/AT)

Os trabalhos para a retirada do óleo diesel que foi derramado da draga Copacabana, atracada na Margem Esquerda do Porto de Santos, devem ser concluídos nesta semana.

 

O acidente ocorreu no último dia 14, quando a embarcação era desmontada para que os restos de metal pudessem ser comercializados como sucata. Durante os trabalhos, uma tubulação com óleo teria sido perfurada e o produto se espalhou no mar.

 

De acordo com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a área de contenção do óleo está toda limpa e uma equipe contratada retira o combustível que ainda estava nos dutos do navio.

 

A estimativa é de que a draga estava com cerca de 5 mil litros de óleo em seu interior.

 

O Ibama aguarda o final dos trabalhos de limpeza da área para concluir o relatório do acidente e calcular a multa que será aplicada à empresa responsável pela embarcação. Mesmo assim, estima que, com uma nova tabela de valor de multas, a penalidade aplicada pelo órgão ambiental atinja um valor alto.

 

“Fiz algumas exigências, como a instalação de uma placa de concreto para a colocação do material usado no trabalho não cause infiltração no solo desta área contaminada. A empresa vem atendendo todas as solicitações”, garante a agente fiscal federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce.

 

Ela afirma que não há mais riscos do produto escapar pois os responsáveis já fizeram a vedação da área que foi danificada.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais