SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Curso gratuito de serviços na área portuária abre 60 vagas para jovens 

Curso gratuito de serviços na área portuária abre 60 vagas para jovens 


Fonte: A Tribuna (30 de julho de 2018 )
Diretora do Núcleo de Aprendizagem Sócio profissionalizante e sua equipe de professores (Foto: Alexsander Ferraz/AT)

Jovens que moram em Santos e têm de 15 a 23 anos podem se preparar para a área portuária. Um curso gratuito abriu 60 vagas para ensinar o serviço de auxiliar de serviços de importação e exportação. A formação administrada por voluntários vai encaminhar formados ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.

 

Empresas e entidades estão apoiando o projeto, que é do Núcleo de Aprendizagem Socioprofissionalizante (Nasp), como explica Angélica Serpa Pinto, pedagoga e diretora do Nasp.

 

“O objetivo é ensinar jovens os desafios do mercado de trabalho, além de prepará-los para as profissões. Há uma demanda em Santos, que tem o maior Porto da América Latina. Em outros cursos há bastante foco em serviços administrativos, mas falta preparo a quem é encaminhado às agências de navegação e terminais alfandegados”, conta Angélica.

 

A formação terá dois meses de duração, com sete módulos, além de dinâmicas para que os adolescentes e jovens estejam melhores preparados para as entrevistas de emprego. Entre as matérias ensinadas estarão noções de Administração, Importação, Exportação, Comércio Exterior, Comunicação, Inclusão Digital e Raciocínio Lógico. Serão 16 disciplinas no total. Já entre as dinâmicas, os alunos passarão por análise de expectativas, relacionamento com o meio, desafios na empresa e interação com Recursos Humanos.

 

Serão duas turmas, em diferentes períodos para que o curso não atrapalhe a escola. Uma das turmas entrará às 8 horas e a outra, às 14 horas. A previsão é que essa primeira turma inicie em 6 de agosto. O material didático será fornecido gratuitamente e haverá formação também à distância.

 

Não haverá seleção. A entrada será por ordem de inscrição no www.naspsantos.org.br. É só preencher formulário.

 

Mais informações pelo 3322-4110. O endereço é Avenida Senador Pinheiro Machado, 30, conjunto 81 – Marapé, em Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

 

Como em outras instituições, os jovens encaminhados ao mercado na Lei do Jovem Aprendiz farão contribuição institucional. A expectativa é que mais vagas sejam abertas e os estudantes contem com benefícios como planos odontológicos, alimentação, uniforme, entre outros.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais