Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Projeto do Aeroporto de Guarujá, SP, é simplificado e deve ganhar terminal provisório

Fonte: G1 (25 de julho de 2018)

Aeroporto de Guarujá ocuparia área da Base Aérea de Santos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá)


Simplificar o projeto do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi a forma encontrada para conseguir tirá-lo do papel mais rapidamente. A ideia original era fazer um grande terminal de passageiros em uma área outorgada ao município. Porém, foi decidido mudar e fazer um terminal provisório em uma área já consolidada, pronta para receber as obras.
 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Alexandre Trombelli, a área que deveria ser usada inicialmente ainda precisaria passar por desmatamento, para estar pronta para as operações do aeroporto. Para isso, seria necessário solicitar licenciamento ambiental, o que demandaria muito mais tempo.
 
“Estamos fazendo reuniões periodicamente com a Força Aérea Brasileira (FAB), a última aconteceu na quarta-feira passada (18). Como a última licitação não deu certo, a prefeitura conversou com os técnicos da Secretaria de Aviação Civil para construir um edital mais flexível e mais adequado às características do mercado”.
 
Segundo Trombelli, o projeto original teria um investimento em torno de R$ 250 milhões. Com a simplificação, a previsão é de que não passe de um terço desse valor. Ele espera que, com isso, mais empresas e consórcios se interessem em participar da concorrência, uma vez que o retorno financeiro também será mais rápido.
 
Agora, o objetivo é construir o terminal provisório, o estacionamento e um píer para facilitar o acesso via Santos em uma área já desmatada, com cerca de 20 mil metros quadrados, pertencente à Base Aérea de Santos. A administração municipal segue em busca da concessão de uma área de 50 mil metros quadrados, para a expansão do terminal definitivo.
 
A expectativa é que, após as tratativas, o edital seja publicado em até 60 dias. Em seguida, será iniciado o processo licitatório, que deve durar cerca de 90 dias, para finalmente começarem as obras. “Esperamos que, em 2019, o aeroporto esteja pronto e realizando os primeiros voos. Depois disso, a vencedora da licitação deve planejar o plano de expansão”.