SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Audiência da Antaq sobre licitação de terminal líquido é realizada em Santos

Audiência da Antaq sobre licitação de terminal líquido é realizada em Santos


Fonte: G1 (23 de julho de 2018 )
Área STS 13A, no Porto de Santos                  (Foto: Divulgação/Antaq)

Uma audiência pública da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que tratou da licitação de um terminal especializado na movimentação de granéis líquidos combustíveis no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro da cidade.

 

Segundo a Antaq, o objetivo foi obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento das minutas jurídicas e técnicas necessárias à realização de certame licitatório, referente ao arrendamento do terminal portuário denominado STS 13A.

 

O lote está entre as 100 áreas portuárias que o Governo Federal pretende leiloar nos próximos anos em todo o país, e fica na área anteriormente ocupada pela Vopak Brasil, na Ilha Barnabé.

 

Conforme informações da Antaq, a área STS 13A, destinada a granéis líquidos, tem 38.398m² e atualmente está inoperante. Além dos tanques existentes, foi avaliada a necessidade de ampliação da capacidade estática. No total, o futuro arrendatário deverá implantar no terminal a capacidade estática mínima de 70.477m³. A estimativa é da movimentação de 199 mil toneladas no primeiro ano de operação, chegando a 805.298 mil toneladas após 20 anos. A média será de 695 mil toneladas de granéis líquidos operados ao ano.

 

Os investimentos na STS 13A são de R$ 111,4 milhões. O montante inclui a compra de equipamentos, como tanques e bombas, e a realização de obras para o desenvolvimento da instalação, além dos custos com dragagem dos berços de atracação. A modelagem será feita para a concessão da área por 25 anos.

 

O projeto está em período de consulta pública até 30 de julho. A previsão é de que o leilão ocorra ainda neste ano. A audiência pública ocorreu no auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro de Santos.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais