SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Doria propõe privatizar as travessias de barca e balsa

Doria propõe privatizar as travessias de barca e balsa


Fonte: A Tribuna (2 de julho de 2018 )
Doria acredita que privatizar o serviço poderia reduzir o valor da travessia (Carlos Nogueira/AT)

Privatizar as balsas no Litoral. Para o pré-candidato ao Governo do Estado de pelo PSDB, João Doria, a medida poderia reduzir as tarifas das travessias, caso se abrisse espaço para concorrência, com mais de uma empresa responsável por trecho.

 

Em visita, nesta sexta-feira (29), ao Grupo Tribuna, o ex-prefeito – que renunciou em São Paulo para ser candidato –, considerou que não faz um governo administrar balsas. “Governo tem que administrar saúde, educação e segurança pública”, afirmou.

 

Perguntado se a privatização não elevaria ainda mais o custo da travessia, Doria negou. “Ela (a privatização) pode ter como escopo a competição. Não precisa fazer monopólio privado. Sou contra monopólio estatal e privado também. Faz uma licitação e coloca oportunidade para que duas ou mais empresas sejam licitantes. Há volume suficiente para comportar o atendimento a duas empresas operando o sistema de balsas e o sistema de lanchas”.
Ligação Seca
Apesar da ideia de privatização, Doria é a favor de uma ponte para unir Santos e Guarujá. Segundo ele, que argumentou não ter conhecimento amplo sobre essa ideia e um possível túnel, a ponte lhe parece mais barata, mais rápida para se construir e pode ser feita integralmente com recursos privados. “Condição imprescindível para que a implantação seja feita: que seja suportada e mantida pelo setor privado”, declarou, dizendo que há 50 anos nada sai do papel.
Porto
Outra proposta do pré-candidato a governador é a de fazer com que o Porto funcione melhor, encontrando campos que possam ser privatizados e, assim, permitir investimentos em modernização.
“Entendo que o Porto de Santos precisa de uma gestão profissional, e não política”, aponta, indicando necessidades de investimento com Parcerias Público Privadas (PPPs) “para mais alças de acesso e, eventualmente, a ampliação e a duplicação da Imigrantes”.
João Doria também ressaltou que, entre outras prioridades, estarão a melhoria do atendimento médico com o apoio à Santa Casa de Santos, para que atenda mais facilmente as demandas da Baixada Santista.

Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais