SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Regulamentação   /   Temer sanciona lei que autoriza venda direta de petróleo do pré-sal

Temer sanciona lei que autoriza venda direta de petróleo do pré-sal


Fonte: O Globo (18 de junho de 2018 )

BRASÍLIA — O presidente Michel Temer sancionou nesta quinta-feira a lei que permite à estatal Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA) a vender diretamente petróleo proveniente da camada pré-sal. O texto final é resultado de uma medida provisória aprovada pelo Congresso no fim de maio.

 

A nova lei autoriza que a PPSA venda diretamente a parte de óleo devida à União na exploração com base no regime de partilha. Ela também permite a venda direta de gás natural e outros hidrocarbonetos.

 

Pelo regime de partilha, que rege os contratos do pré-sal, os custos da produção são descontados da arrecadação total, e o excedente em óleo (o chamado óleo-lucro) é partilhado entre o consórcio que explora área e a União. O percentual que cabe à União é definido nos leilões de blocos exploratórios do pré-sal.

 

Antes, a lei de 2010 que criou a PPSA autorizava apenas que a estatal contratasse agentes para comercializar o petróleo em nome da União.

 

Pela nova norma, a venda deve ser feita preferencialmente por leilão. Na hipótese de se optar pela comercialização com dispensa do leilão, a companhia deverá apresentar justificativa que comprove vantagem econômica da decisão.

 

A gestão dessa comercialização deve ficar com o Ministério de Minas e Energia enquanto não for editada — até dezembro deste ano — uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

 

Por lei, a receita da venda de petróleo da União deve ser direcionada ao Fundo Social do pré-sal.

 

A lei sancionada por Temer também permite que a PPSA realize leilões de contrato de longo prazo para refino de petróleo, processamento de gás natural e outros hidrocarbonetos. As contratadas deverão ser indústrias químicas e refinarias instaladas em território nacional.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais