SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Produção de soja vai quadruplicar em São Paulo nos próximos anos, alerta CEAGESP

Produção de soja vai quadruplicar em São Paulo nos próximos anos, alerta CEAGESP


Fonte: Agência Porto (14 de maio de 2018 )

A produção de soja em São Paulo deverá quadruplicar nos próximos anos, saindo dos cerca de 2,5 milhões de toneladas anuais para algo próximo dos 10 milhões. É o que apontam as projeções da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) apresentadas no final do mês passado à CTLog (Câmara Temática de Logística e Infraestrutura) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

O aumento da produção da soja decorre de um fator de produtividade. A planta tem se mostrado boa para melhorar a produtividade da cana no período em que não se pode plantar esse produto para sua renovação, de acordo com Francisco Laface, representante da empresa na reunião.

 

São Paulo é hoje o 8º produtor do país, com o volume atual plantado em 800 mil hectares. Pelos cálculos da empresa estatal, a área de cana equivale a 5,6 milhões de hectares. A estimativa de crescimento está baseada numa troca de área de cana para soja a cada cinco anos, o que daria uma área de mais 800 mil a um milhão de hectares a mais.

 

Há ainda outros 2 milhões de hectares de áreas degradadas de pastagem também adequados à soja. “E será uma soja que escoa muito bem por ter porto próximo”, lembrou Laface.

 

Os volumes, contudo, se colocados em caminhão, podem ser um novo fator de pressão para as já congestionadas estradas em direção ao Porto de Santos (SP). E, por ferrovia, esse volume dificilmente seria suportado pela atual malha da Rumo em São Paulo, já que o caminho para o porto já está com as capacidades máximas, com produtos produzidos no próprio estado e na região de Mato Grosso.

 

Fonte: Agência iNFRA, 11/5/2018.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais