SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Aumento no movimento de cargas gera oportunidades profissionais

Aumento no movimento de cargas gera oportunidades profissionais


Fonte: SEGS (14 de maio de 2018 )
Porto de Santos apresentou, em março, a maior movimentação de cargas já registrada em um mês do primeiro semestre

A economia brasileira já apresenta sinais de recuperação e há uma expectativa de que essa tendência positiva tenha reflexos em diversos setores da economia. Um deles é o de transporte de cargas.

 

Os números começam a confirmar a aproximação de um cenário mais promissor. O Porto de Santos registrou, em março passado, a maior movimentação de cargas já registrada em um mês do primeiro semestre: 12,24 milhões de toneladas, resultado 12,7% superior ao registrado em março de 2017.

 

De acordo com dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o acumulado de janeiro a março já supera em mais de 10% o movimento recorde do primeiro trimestre do ano passado.

 

Já as cargas aéreas movimentaram 217,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, 38,5 milhões a mais do que no mesmo período de 2017, segundo balanço do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O mês de março apresentou o maior crescimento, de 27,15%.

 

A intensificação dos negócios envolvendo o transporte de cargas no Brasil promete criar novas oportunidades para ingresso nesse segmento. Dentre as opções está a atividade de Comissário de Avarias, um especialista na análise de danos.

 

Para formação desse profissional, a Escola Nacional de Seguros oferece o Curso para Habilitação de Comissários de Avarias, que ensina todos os aspectos da atividade, como análise da ocorrência de sinistros e vistoria de mercadorias, bens e equipamentos danificados. A próxima turma terá início em agosto, em Guarulhos (SP), e as inscrições já estão abertas.

 

O curso é composto por disciplinas como Direito e Legislação do Seguro Transportes, Noções de Comércio Exterior, Transporte Aéreo de Cargas, Organização Portuária e Retroportuária Alfandegada, e Processo de Sinistro do Seguro Transportes.

 

O programa conta com atividades complementares, como aulas práticas, visitas técnicas e palestras. O investimento é de R$ 3.065,00, valor que pode ser dividido em quatro parcelas.

 

Os interessados devem ter Ensino Médio completo. Mais informações estão disponíveis no ens.edu.br, onde devem ser realizadas as inscrições.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais