SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Associação Comercial de Santos atrai visitantes após reforma

Associação Comercial de Santos atrai visitantes após reforma


Fonte: A Tribuna (7 de maio de 2018 )
Prédio totalmente reformado foi entregue na última sexta-feira (4) (Foto: Fernanda Luz/AT)

 

Depois de passar por uma reforma que durou 16 meses, a sede da Associação Comercial de Santos (ACS) despertou a curiosidade de turistas e moradores da Cidade. A entrega das obras ocorreu na sexta-feira (4) e o prédio foi aberto à visitação neste sábado (5). Em quatro horas, mais de 200 pessoas percorreram os novos espaços, acompanhadas de funcionários que contavam um pouco da história e funcionamento do tradicional edifício.

 

O empresário Gilberto de Souza Ignácio, de 56 anos, realizou um sonho de criança ao entrar no prédio. “Sempre passava aqui na frente e ficava encantado. Ver o edifício por dentro é fascinante. Vai além da importância arquitetônica e do que representa a Associação Comercial. Aqui dá para sentir e reviver a história santista”.

 

E é justamente a história que mais chama a atenção de quem circula pelas instalações. No segundo andar, na sala da presidência, os visitantes observam duas pinturas de Benedicto Calixto. Na tela, datada de 1875, o artista retrata o Porto de Santos muito diferente dos dias atuais. Já a outra traz uma panorâmica da Cidade, de 1888.

Turistas e moradores puderam conhecer o interior da sede (Foto: Carlos Nogueira/AT)

 

“É curioso ver como tudo mudou e tentar imaginar como era a Santos daquela época”, comenta a dona de casa Izilda Ferraz, de 77 anos, que se programou para vir ao Centro para conhecer a ACS. “Está tudo tão bonito por aqui, que vale a pena fazer o passeio”, empolga-se a dona de casa Olga Sekitani, de 64 anos, moradora de São Paulo.

 

Exposição permanente

No foyer do auditório, no primeiro andar, os visitantes têm uma novidade: o Livro de Ouro da entidade, onde personalidades que passaram por Santos deixaram um depoimento.

 

É o caso de D. Pedro II, com registros de 1875 e 1878, passando por presidentes da República, como Epitácio Pessoa, Wenceslau Bras, Eurico Gaspar Dutra, Washington Luis, Juscelino Kubitschek e Fernando Collor de Melo, além de políticos como Prestes Maia, Adhemar de Barros e Mário Covas. A publicação foi digitalizada e algumas páginas com autoridades de destaque ganharam as paredes.

 

No mesmo andar, fica o novo auditório, com sistema de projeção de última geração, que depois da reforma ampliou sua capacidade de 90 para 150 lugares. Ali está a galeria de quadros dos empresários que ocuparam a presidência da ACS, desde 1870, quando foi fundada. Atualmente, a entidade é presidida pelo diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini.

 

Neste mês, o espaço recém-aberto vai receber um leilão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a posse da Associação Comercial Jovem e a abertura do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região, o Ficon. Este último evento, organizado por A Tribuna, acontece no dia 23.

 

Entre os tesouros que o prédio guarda, há obras do pintor Benedicto Calixto (Foto: Carlos Nogueira/AT)

 

“Foi uma surpresa o número de visitantes. Com certeza, a partir deste grande interesse demonstrado, vamos abrir a ACS diariamente para visitas monitoradas”, diz o diretor executivo da ACS, Marcio Calves. Grupos de escolas podem agendar a visita pelo telefone 3212-8200, no Departamento de Comunicação do prédio histórico, que fica na esquina das ruas XV de Novembro e Riachuelo, no Centro.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais