SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Guia Portuário oferece acesso para cursos e vagas na área

Guia Portuário oferece acesso para cursos e vagas na área


Fonte: Governo do Estado de São Paulo (4 de maio de 2018 )

Interessados em trabalhar no setor de portos já podem ter acesso a cursos na área, desde qualificações de nível básico até o Ensino Superior, graças a uma iniciativa de alunos da classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) Dona Escolástica Rosa, que funciona na Escola Estadual Zulmira Campos, em Santos.

 

A ferramenta para isso é o aplicativo Guia Portuário, resultado de um trabalho de conclusão de curso (TCC), disponível gratuitamente na plataforma Google Play. O app pode ser baixado tanto em computadores como em dispositivos móveis, nos sistemas operacionais Android e IOS.

 

O Guia Portuário foi desenvolvido pelos alunos do curso técnico de Portos, Bruno Nunes, Ítalo Alves, Lisley Nunes, Mariana Ferreira e Matheus Taumaturgo.

 

“Quando tivemos que apresentar a ideia de um projeto, no início do semestre passado, pensamos que teria que ter foco no social”, conta Alves. “Desde o início do curso encontrávamos muita dificuldade em encontrar informações sobre o setor, como oportunidades de trabalho e de adquirir mais conhecimento sobre a área”.

 

O próximo passo, com previsão de ocorrer ainda neste primeiro semestre, é incluir vagas de emprego. “O setor portuário tem evoluído muito e exige profissionais cada vez mais qualificados”, explica o coordenador da classe descentralizada, Thiago de Abreu.

 

Abrangência nacional

O Porto de Santos, no litoral sul paulista, é considerado o mais movimentado da América Latina, com uma área de influência comercial que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal – juntos, eles representam cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

 

Com estrutura que envolve aproximadamente 1,5 mil funcionários diretos e inúmeros colaboradores, sua importância também é grande para o comércio exterior do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Sergipe e Paraíba.

 

“São profissionais que trabalham em funções muito diversas, que podem exigir conhecimento em cargas, contêineres, logística, tanto em serviços administrativos quanto operacionais”, diz Acácio de Macedo Neto, presidente da Ceconport, empresa que presta consultoria e treinamento do setor. “Existe uma infinidade de cursos, treinamentos e palestras, muitas vezes gratuitos, aos quais as pessoas nem ficam sabendo. Por isso acredito que o Guia Portuário será uma ferramenta muito importante para nossa área”, completa.

 

Os interessados podem conhecer melhor a ferramenta por meio da página do aplicativo no Facebook.

 

Mercado para técnicos e tecnólogos

Tanto as Etecs como as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) oferecem cursos que atendem ao setor portuário. Neste Vestibulinho, com inscrições até 25 de maio, a classe descentralizada da Zulmira Campos oferece 40 vagas no período da noite para o curso técnico de Portos.

 

Já o curso superior tecnológico de Gestão Portuária é oferecido nas Fatecs de Santos e de São Sebastião. Outras graduações que atendem ao setor portuário são Comércio Exterior, Construção Naval, Logística e Sistemas Navais. As inscrições para o Vestibular começam no próximo dia 8.


Mais lidas


  O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo também está patrocinando o Fórum Brasil Export e o Fórum Sudeste Export. Régis Prunzel, Presidente do Sopesp, está motivado com o evento e com as videoconferências que estão sendo realizadas: “Esses eventos virtuais têm antecipado e ampliado a qualidade e quantidade de discussões. Imagina […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais