SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Obras de remodelação da entrada de Santos começa na segunda-feira

Obras de remodelação da entrada de Santos começa na segunda-feira


Fonte: G1 (27 de abril de 2018 )
Remodelação da entrada de Santos começará na segunda-feira (Foto: Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos)

As obras da nova entrada de Santos, no litoral de São Paulo, deverão começar na próxima segunda-feira (30). As intervenções terão início sob responsabilidade da Ecovias, concessionária que administra a Via Anchieta (SP-050), que corta o trecho, e tem como objetivo principal reduzir os congestionamentos na rodovia, facilitando o acesso ao Porto de Santos.

 

A autorização para a inclusão das obras no contrato de concessão da Ecovias foi assinada no último dia 4, pelo então governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), mas o Termo Aditivo Modificativo (TAM) para que a concessionária assumisse as intervenções foi assinado somente na terça-feira (24).

 Inicialmente, as obras vão compreender a área entre os Kms 59 e 65, e deverão ser feitas de maneira integrada entre a concessionária e a prefeitura, afim de achar as melhores soluções viárias e de drenagem para o local. As obras vão durar até abril de 2021, e são orçadas em R$ 260,7 milhões.

A ideia é que a região sofra uma profunda remodelação do sistema viário, com a entrada e a saída de Santos passando a ser feitas pelas vias centrais, enquanto que o acesso ao Porto acontecerá pelas pistas laterais. Três viadutos também serão construídos, nos Kms 62, 64 e 65, sendo que nos dois primeiros quilômetros, passarelas de pedestres serão erguidas.

Vias locais de acesso aos bairros Piratininga, São Manoel e São Jorge, na Zona Noroeste, também serão feitas, além de uma ciclovia entre os Kms 60 e 65, ligando os bairros Casqueiro e Vila dos Pescadores, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos.

Alagamentos

A remodelação da entrada de Santos também deverá compreender modificações no sistema de drenagem da região, principalmente para conter os frequentes alagamentos na entrada da Avenida Nossa Senhora de Fátima, que dá acesso à Zona Noroeste.

 

Segundo estudado junto à Ecovias, durante as obras, novas tubulações com maior largura serão implantadas na região. O objetivo é que elas suportem a grande demanda de água em dias de chuvas fortes.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais