SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Blairo Maggi diz que Plano Safra 2018/19 será lançado em junho

Blairo Maggi diz que Plano Safra 2018/19 será lançado em junho


Fonte: Valor (20 de abril de 2018 )

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informou hoje a dirigentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que pretende lançar o Plano Safra 2018/19 no início de junho.

 

Havia uma expectativa de a pasta lançar o plano ainda em maio, mas uma agenda de viagens do ministro pela China e Europa impedirá a antecipação.

 

Blairo recebeu hoje da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) uma proposta para que o Plano Safra 2018/19 contenha um volume de R$ 197,9 bilhões em recursos para o crédito rural. O aumento pretendido significaria elevação de 5% em relação aos R$ 188,4 bilhões destinados às linhas de financiamento agrícola na atual temporada, a 2017/18.

 

A partir de uma série de seminários com produtores ao redor do país, a entidade chegou a uma proposta conjunta para o Plano Safra 2018/19, que também prevê uma taxa de juros de 5,5% para as operações de custeio, ao invés dos atuais 8,5% ao ano. A CNA também quer taxas de 4% ao ano para empréstimos para investimento em linhas como o Programa de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro).

 

Para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp), a CNA defende a redução dos juros de 7,5% para 4,5% ao ano.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais