SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto de Santos assina acordo com autoridade portuária do Canal de Suez

Porto de Santos assina acordo com autoridade portuária do Canal de Suez


Fonte: Porto Gente (5 de abril de 2018 )

O Porto de Santos firmou, nesta terça-feira, (03/04), um acordo de cooperação com a Autoridade Portuária do Canal de Suez, Egito. O memorandum of understanding (MoU) foi assinado pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, e pelo chefe da delegação egípcia, o Almirante Abd El Kader Darwish. O encontro aconteceu na sede da Codesp, em Santos, e também foi acompanhado pelo diretor de Relações com o Mercado e Comunidade da Codesp, Cleveland Sampaio Lofrano.

 

O MoU tem como objetivo a troca de informações e conhecimentos técnicos entre as duas autoridades portuárias. “Com este acordo, vamos aumentar a relação irmã entre nossos povos, ajudando no crescimento mútuo”, disse o presidente da Codesp, José Alex Oliva, aos membros da comitiva durante a assinatura do termo. De acordo com Abd El Kader Darwish, do Canal de Suez, o Porto de Santos possui essencial importância no relacionamento bilateral: “sabemos do tamanho gigantesco do Brasil, assim como o Egito é um dos maiores países da África, Oriente Médio e do mundo árabe. É uma excelente oportunidade para discutirmos assuntos de interesse dos dois países”, disse ele, lembrando da recente aprovação pelo Governo Brasileiro do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Egito, aprovada em novembro do ano passado.

 

A delegação veio composta de oito pessoas, entre representantes comerciais e políticos. Além do acordo, o grupo também apresentou a Suez Canal Economic Zone, um grande empreendimento de livre comércio que está sendo implantado junto ao Canal, combinando infraestrutura logística e portuária com área industrial, comercial e uma nova cidade planejada.

 

Após a assinatura do MoU, os representantes do Egito fizeram uma visita técnica embarcada ao estuário do Porto de Santos. A delegação veio ao Brasil para participar da Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira que aconteceu na segunda-feira (02/04) na capital paulista.

 

O Canal de Suez é uma importante via artificial de navegação, que liga os Oceanos Índico e Atlântico, por meio do Mar vermelho e do Mar Mediterrâneo. Inaugurado no final do século 19, possui 193 km de extensão. A Zona Econômica do Canal de Suez tem 406 km2.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais