SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Reservas provadas de petróleo no Brasil crescem 1% em 2017, diz ANP

Reservas provadas de petróleo no Brasil crescem 1% em 2017, diz ANP


Fonte: Portos e Navios (4 de abril de 2018 )

As reservas de petróleo provadas declaradas no Brasil cresceram 1 por cento em 2017 ante o ano anterior, para 12,835 bilhões de barris, informou nesta terça-feira em nota a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Já as reservas de petróleo provadas, prováveis e possíveis declaradas no país cresceram 4 por cento no período, para 23,630 bilhões de barris, informou a agência reguladora.

 

As reservas provadas, prováveis e possíveis se diferenciam pelo grau de probabilidade de que ocorram, sendo as provadas com maior probabilidade e as possíveis, com menor.

 

Com relação aos recursos declarados de gás natural, houve queda de 2 por cento das reservas provadas, para 369,918 bilhões de metros cúbicos (m³), e recuo de 5 por cento das reservas provadas, prováveis e possíveis, para 609,213 bilhões de metros cúbicos.

 

“Em geral, as mudanças ocorridas no volume das reservas de petróleo brasileiras são devidas à produção durante o ano, reservas adicionais oriundas de novos projetos de desenvolvimento e revisão das reservas dos campos por diferentes fatores técnicos e econômicos”, destacou a ANP.

 

Em 2017, foram produzidos no Brasil aproximadamente 957 milhões de barris de petróleo e 40 bilhões de metros cúbicos de gás natural, de acordo com a autarquia.

 

Fonte: Reuters


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais