SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Porto de Santos começa 2018 batendo recorde na movimentação de cargas

Porto de Santos começa 2018 batendo recorde na movimentação de cargas


Fonte: Ascom Codesp (1 de março de 2018 )

O Porto de Santos iniciou o ano de 2018 retomando as taxas de crescimento recorde na movimentação de cargas. Embarques e desembarques somaram 8,99 milhões de toneladas, o melhor resultado histórico para o mês de janeiro. O crescimento é de cerca de 13% sobre o recorde anterior (em 2013) e 22,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os números foram compilados pela Gerência de Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

 

Os embarques de mercadorias no Porto de Santos cresceram 28,2% em relação a janeiro/2017, um total de mais de 6 milhões t. O crescimento foi impulsionado principalmente pela alta do milho (193,1%). O produto está na etapa final do escoamento da safra 2016-2017 e marcou o segundo melhor resultado histórico para o mês, ficando abaixo apenas de janeiro/2016, quando foi exportada 1,7 milhão de toneladas.

 

O segundo produto de maior movimentação em janeiro/2018 foi o açúcar, embora tenha registrado queda em relação a 2017. Foram 897,7 mil toneladas, contra 929,4 mil t no ano passado. A queda foi de 3,4%.

As mercadorias do complexo soja (grãos e farelo) registraram a terceira maior movimentação em janeiro. Os embarques destas commodities alcançaram o seu melhor número histórico para o mês: foram 737,5 mil toneladas, aumento de 8,7% em relação ao ano passado, quando tinha sido registrado o recorde anterior (678,7 mil t).

 

A celulose destacou-se pelo crescimento de 42,7% em relação ao ano passado. A marca de 356,4 mil toneladas coloca a mercadoria como a 4ª em movimentação no Porto de Santos. No mês de janeiro do ano anterior o registro foi de 249,7 mil t.

 

Desembarques

O desembarque de mercadorias no Porto de Santos também é recorde para o período: 2,99 milhões de toneladas. O crescimento é de 11,6% em relação a janeiro do ano passado (quando a marca foi de 2,68 milhões t).

A principal carga desembarcada em Santos foi o adubo, também batendo recorde para o mês, com a marca  de 349,2 mil toneladas movimentadas. O número coloca o produto com a 5ª maior movimentação geral do Porto. Completam as três cargas mais desembarcadas o óleo diesel (231 mil toneladas) e o enxofre (186,4 mil t).

 

Contêineres e navios

A carga conteinerizada registrou desempenho bastante positivo, também registrando recorde para o mês, totalizando 210.957 teu (medida padrão, equivalente a um contêiner de 20 pés), um crescimento de 15,9% sobre o resultado de janeiro do ano passado (182,026 teu). O número de atracações de navios no Porto de Santos neste mês de janeiro de 2018 foi de 400, um aumento de 11,1% em relação ao ano passado (360 atracações).


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais