Plano Mestre: capacidade do Porto de Santos terá que ser ampliada
No Porto de Santos, as operações com contêineres, celulose e granéis líquidos, que incluem produtos químicos e combustíveis, poderão enfrentar gargalos nos próximos anos. Tudo por conta da capacidade de atendimento à demanda que está prevista. Em alguns casos, o problema será evidente já em 2020.
Segundo o estudo preliminar do Plano Mestre do Porto de Santos, as operações com contêineres crescerão 4,27% entre 2017 e 2021. Dos 3,85 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) totalizados no ano passado, o volume passará a 4,42 milhões de TEU em 2021 e 4,85 milhões de TEU, em 2025. A capacidade atual do cais santista atenderá a demanda até 2045.
Segundo o responsável técnico do Plano Mestre na Labtrans, Tiago Buss, Santos tende a continuar como o maior porto de contêineres do Brasil. A localização privilegiada do cais santista e a oferta de capacidade são os pontos favoráveis ao aumento da demanda da movimentação de caixas metálicas. Além disso, as previsões de crescimento econômico do País e do mundo forçam ainda mais a projeção.
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