SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Todos   /   Mercados emergentes vão conduzir crescimento global em 2018, diz Banco Mundial

Mercados emergentes vão conduzir crescimento global em 2018, diz Banco Mundial


Fonte: ACS (12 de janeiro de 2018 )

A economia global deve expandir 3,1 por cento em 2018 contra 3 por cento no ano passado, no primeiro ano desde a Grande Recessão de 2008 em que se aproxima ou alcança o potencial de crescimento, disse o Banco Mundial na terça-feira.

Em uma atualização de seu relatório econômico, o Banco Mundial alertou entretanto que a melhora deste ano será temporária a menos que os governos adotem políticas focadas em melhora da participação da força de trabalho.

O ritmo de crescimento mundial deve enfraquecer para 3 por cento em 2019 e 2,9 por cento em 2020, completou.

Grande parte do crescimento será conduzido por economias emergentes, em particular exportadores de commodities, com a taxa de crescimento para o grupo como um todo subindo para cerca de 4,5 por cento em 2018 e chegando a uma média de 4,7 por cento em 2019 e 2020, disse o banco.

Para o Brasil a projeção é de expansão de 2 por cento neste ano, indo a 2,3 por cento em 2019 e 2,5 por cento em 2020.

Já para a China a expectativa de crescimento é de 6,4 por cento neste ano e de 6,3 por cento no próximo, enquanto o PIB da Índia deve expandir 7,3 por cento em 2018 antes de acelerar a 7,5 por cento em 2019 e 2020, segundo as projeções do Banco Mundial.

Em contraste, a expansão em economias desenvolvidas deve desacelerar a 2,2 por cento em 2018, de 2,3 por cento no ano passado, conforme os bancos centrais removem gradualmente seu estímulo pós-crise.

“No longo prazo, a desaceleração do crescimento potencial – uma medida da rapidez com que uma economia pode expandir quando o trabalho e o capital são totalmente empregados – coloca em risco os ganhos na melhora do padrão de vida e redução da pobreza ao redor do mundo”, disse o banco em seu relatório Perspectivas Econômicas Globais de Janeiro de 2018.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais