SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Regulamentação   /   Norma para instalação portuária será alterada

Norma para instalação portuária será alterada


Fonte: PortoGente (28 de dezembro de 2017 )

Os processos de autorização de exploração de instalações portuárias poderão sofrer grandes mudanças e estão sendo discutidas em audiência pública. Os interessados têm até às 23h59 de sexta-feira (29) para enviar contribuições.
No último dia 20, em Brasília, houve audiência presencial onde foram expostas propostas da agência, como a unificação de fases de entrega de documentação – que passariam a ser apresentadas já no requerimento de outorga – e a supressão da apresentação da certidão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) acerca da disponibilidade de espaço físico em águas públicas.

A Antaq propõe que de garantia de execução seja exigida apenas quando houver mais de um interessado em explorar terminal na mesma região e também sugere mudança do prazo para início da operação de três para cinco anos, prorrogável a critério do poder concedente.

A agência reguladora defende o fim da obrigatoriedade tanto de anúncio público para ampliação de área superior a 25% como de novo contrato de adesão às alterações no cronograma físico e financeiro previstos para implantação da instalação portuária. Além disso, a Antaq propõe acabar com a distinção das instalações portuárias de turismo em plena, de trânsito e de apoio.

Até o dia 29 as contribuições devem enviadas por meio e na forma do formulário eletrônico contido no site www.antaq.gov.br. Os documentos técnicos e o formulário estão disponíveis no Sistema de Audiências Públicas (Sisap). A Antaq considerará apenas as contribuições, subsídios e sugestões às minutas colocadas em consulta e audiência pública.

Será permitido, exclusivamente por meio do e-mail anexo_audiencia72017@antaq.gov.br, mediante identificação do contribuinte e no prazo estipulado no aviso desta audiência pública, anexar imagens digitais, tais como mapas, plantas, fotos, etc. Já as contribuições em texto, deverão ser preenchidas exclusivamente nos campos apropriados do formulário eletrônico.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais