SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Operadores definem chapa que irá comandar o Sopesp

Operadores definem chapa que irá comandar o Sopesp


Fonte: Associação Comercial de Santos (15 de dezembro de 2017 )

Associados do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) homologaram, ontem (13/12), a chapa única que formará a nova diretoria-executiva da entidade. No próximo mês, haverá uma reunião para que as empresas indiquem executivos que serão responsáveis pela instituição.
O prazo de encerramento foi 06/12. Apenas um grupo se inscreveu para representar a entidade entre 2018 e 2020.

Essa chapa é composta pelas empresas ADM do Brasil, Elevações portuárias  (antiga Rumo Logística), Libra Terminais, Brasil Terminal Portuário (BTP), Terminal Exportador de Guarujá (Teg), Rodrimar S/A, Santos Brasil Participações S/A e Terminal Marítimo do Guarujá (Termag).

Já o conselho fiscal do Sopesp terá como titulares executivos do Terminal XXXIX de Santos S/A, da Companhia Auxiliar de Armazéns Gerais – Copersucar e da Citrosuco S/A Agroindústria. Já na suplência, estarão membros da Deicimar Armazenagem e Distribuição Ltda, do Ecoporto Santos e do Terminal 12 A S.A..

De acordo com o diretor-executivo do Sopesp, José dos Santos Martins, o ofício foi enviado para as Empresas onde  elas tem até o dia 30/12 para indicação do representantes. No dia 15/01 será realizada a posse dos membros e em seguida a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, onde serão preenchidos os devidos cargos. “Após essa indicação, o segundo item que será discutido é a composição da diretoria. Presidente, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente serão eleitos logo em seguida. A decisão será feita na hora pelos presentes, com base nessa indicação feita pelas empresas da chapa”, destacou.

Até que isso aconteça, a diretoria do Sopesp é composta por João Almeida, da ADM do Brasil, que ocupa a presidência, Joaquim Carlos Sepúlveda, da Elevações Portuárias, é o primeiro vice-presidente da entidade patronal e Marcos Antônio Leite de Medeiros, da Libra Terminais é o segundo vice-presidente.

Antônio dos Santos Carvalhal, da Rodrimar. Carlos Moreira Couto Júnior, da Louis Dreufus S/A, Gildecio José Moreira Fiel, da Termag, Luiz Cláudio de Araújo Simões, do Ecoporto Santos, e Marlos da Silva Tavares, da Santos Brasil, também integram a diretoria da entidade.

Já o conselho fiscal do Sopesp é composto por Eliézer da Costa Giroux, da BTP, Marcell da Costa Ferreira Gameiro, da Citrosuco, Rodrigo da Silva Lima, da Copersucar, Sergio Ferreira dos Santo, da Caramuru, e Thiago Diniz Lima, da Deicmar.

O Sopesp foi criado em 1994, após a publicação da Lei 8.630, a antiga Lei dos Portos. Na ocasião, o grupo de empresas que formava a Associação dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) decidiu constituir um sindicato.

A entidade tem como objetivo defender e representar os operadores portuários. A ideia é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e competitividade das atividades nos portos de Santos e São Sebastião (Litoral Norte do Estado).


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais