SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Importação de trigo pelo Brasil em 2017 será a maior em uma década, aponta Conab

Importação de trigo pelo Brasil em 2017 será a maior em uma década, aponta Conab


Fonte: Extra Economia (13 de dezembro de 2017 )

SÃO PAULO (Reuters) – A importação de trigo pelo Brasil neste ano deverá atingir 7,2 milhões de toneladas, o maior volume em cerca de uma década, após uma quebra de safra do cereal no país, apontou nesta terça-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Brasil, um dos maiores importadores globais de trigo, já havia comprado grandes volumes do cereal em 2016, quando as importações tinham somado 7,09 milhões de toneladas.
Em anos normais, o Brasil costuma importar cerca de metade de seu consumo, estimado em 2017 em 11,3 milhões de toneladas, de acordo com dados da Conab,
Nesta terça-feira, a Conab revisou para cima sua previsão de importação neste ano em 200 mil toneladas na comparação com a projeção de novembro, após reduzir a previsão de colheita, praticamente finalizada, em quase 270 mil toneladas.
O volume estimado para 2017 só fica abaixo da importação registrada na série histórica da Conab em 2006/07, quando o Brasil importou mais de 7,5 milhões de toneladas –naquela época, a Conab não apontava o ano calendário como referência para os números, mas sim o ano-safra.
As importações de trigo do Brasil neste ano foram dominadas pelo produto da Argentina, tradicionalmente o principal fornecedor do Brasil, com mais de 4 milhões de toneladas de janeiro a outubro, segundo dados da associação da indústria Abitrigo.
Paraguai, Estados Unidos e Canadá aparecem como fornecedores menores do país.
Com o Brasil comprando grandes volumes no exterior, outros fornecedores, como a Rússia, estão de olho no mercado brasileiro.
Técnicos dos dois governos estão discutindo uma abertura ao trigo russo, enquanto também negociam a retomada do mercado da Rússia para a carne brasileira.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais