Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Camex incia o ciclo de capacitação em financiamento e garantias à exportação

Fonte: Export News (05 de dezembro de 2017)

A secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Marcela Carvalho, participou, na manhã desta segunda-feira (4/12) da abertura do Ciclo de Capacitação em Financiamento e Garantias à Exportação, promovido pela Camex, no auditório do MDIC, em Brasília.
“Tendo em vista que o comércio exterior representa importante vetor do crescimento econômico, sobretudo em momentos de crise, o financiamento às exportações assume uma relevância ainda maior na competitividade brasileira”, afirmou a secretária. “É fundamental que os servidores que atuam no comércio exterior estejam devidamente capacitados, seja para desenvolver políticas públicas para o setor ou orientar o exportador”, completou Marcela.
Segundo a secretária, houve uma renovação recente no quadro de colaboradores das áreas que trabalham diretamente com o tema, além da adição de novos órgãos do governo federal nas discussões técnicas, por isso, o objetivo do ciclo de capacitação é preparar os técnicos dos órgãos participantes do sistema de apoio oficial ao crédito à exportação, disseminando informações essenciais e atualizadas sobre os instrumentos e principais temas relativos a essa agenda.
No primeiro dia, a palestra foi sobre crédito oficial no fomento às exportações e foi realizada pelo coordenador-geral de Seguro de Crédito à Exportação da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcelo Teixeira. Ele falou sobre a racionalidade do apoio oficial à exportação, o crédito oficial no Brasil, as operações de crédito à exportação, práticas e regulações internacionais e as especificidades nacionais no tema.