Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Santos voltará a exportar gado no próximo ano

Fonte: A Tribuna (04 de dezembro de 2017)

Segundo O Jornal A Tribuna, o Porto de Santos voltará a exportar gado no próximo ano, podendo consolidar a atividade como um novo nicho de mercado. Segundo autoridades e empresários do setor, há um novo embarque programado para janeiro e outros sete estão em negociação. E pelo menos mais uma empresa já estuda realizar seus carregamentos pelo principal complexo marítimo do País.
O potencial de Santos para esse tipo de operação está sendo comprovado desde a noite da última quarta-feira (29), quando teve início o embarque de 27 mil cabeças de gado para o Porto de Iskenderum, na Turquia. De propriedade da Minerva Foods, um dos grandes grupos pecuaristas do Brasil, os bois vêm em caminhões boiadeiros, que os trazem do Interior do Estado, e os descarregam no ponto 2 do Cais do Saboó, na Margem Direita do Porto.
Os animais – bois jovens, pesando 250 quilos, em média, denominados garrotes – não chegam a colocar as patas no costado. Eles saem dos caminhões direto para um corredor metálico, que os levam para bordo do navio boiadeiro Nada, de bandeira panamenha e que está atracado no local desde a última segunda-feira.
Como o embarque é imediato, os caminhões – cada um traz uma média de 90 cabeças de gado – têm de chegar aos poucos. São três por hora. Todo o carregamento, ininterrupto, deve durar pouco mais de quatro dias, devendo terminar na madrugada da próxima segunda-feira.
A operação é coordenada pelo Ecoporto Santos (Grupo Ecorodovias), cujo terminal fica no Cais do Saboó, e acompanhada por equipes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e do posto local do Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).