SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Justiça Federal autoriza retomada da dragagem no Canal de Piaçaguera no Porto de Santos, SP

Justiça Federal autoriza retomada da dragagem no Canal de Piaçaguera no Porto de Santos, SP


Fonte: G1 (4 de dezembro de 2017 )

A Justiça Federal autorizou na sexta-feira (1) a retomada da retirada de sedimentos para aprofundamento do Canal de Piaçaguera, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A decisão também permite a deposição de material dragado em uma cava submersa na região do Largo do Casqueiro.
Os trabalhos tinham sido suspensos na quarta-feira (29) por ordem da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), que solicitou à VLI, responsável pelo serviço, documentos que confirmem a regularidade da obra. Essa foi a segunda paralisação determinada pelo órgão em dois meses.
A VLI opera o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) em Cubatão. A obra beneficia o acesso marítimo aos terminais localizados nessa região do porto, acessada pelo Canal de Piaçaguera, e que poderá receber navios de maior porte para movimentação de cargas.
“A VLI reitera que o processo de dragagem do Canal de Piaçaguera dispõe de todas as autorizações dos órgãos competentes para a realização da obra bem como é amparado por decisões judiciais a favor da continuidade e conclusão da dragagem”, informou a companhia por meio de nota oficial.
Suspensão
A decisão da SPU ocorreu em razão da VLI não ter apresentado em prazo estabelecido a documentação que ateste a segurança da obra. “Como a determinação da SPU não foi cumprida, a dragagem foi novamente suspensa e só será retomada após a comprovação da regularidade”, informou a SPU em nota na ocasião.
Em outubro, a União já havia paralisado os trabalhos na região ao solicitar os mesmos esclarecimentos. Uma outra decisão obtida pela empresa na Justiça garantiu a retomada dos serviços. Em comunicado, a empresa não disse se apresentar a SPU os documentos solicitados nas duas notificações.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais