SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Dragagem do Canal de Piaçaguera é suspensa novamente pela SPU

Dragagem do Canal de Piaçaguera é suspensa novamente pela SPU


Fonte: A Tribuna (1 de dezembro de 2017 )

Pela segunda vez em pouco mais de um mês, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) determinou a imediata suspensão da dragagem do Canal de Piaçaguera, no Largo do Casqueiro, região próxima à Ilha das Cobras, em Cubatão. O órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão também estipulou o prazo máximo de dez dias para a regularização do serviço.

O Canal de Piaçaguera é dragado para melhorar o acesso de navios ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), instalação da VLI localizada nessa via náutica, no Porto de Santos. A empresa coordena a obra e trabalha na construção de cavas subaquáticas na via de navegação, onde serão depositados sedimentos contaminados dragados.

Os trabalhos já haviam sido suspensos no final do mês passado. De acordo com a SPU, na ocasião, foi dado um prazo para a apresentação, pela empresa de Logística Integrada, dos documentos que atestam a legalidade do serviço.

“Como a determinação não foi cumprida, a dragagem foi novamente suspensa e só será retomada após a comprovação da regularidade. O Ministério Público foi comunicado da notificação”, destacou a SPU, em nota, informando que a empresa de Logística Integrada tem 10 dias para regularizar a obra.

A decisão do órgão foi tomada após a representação do assistente social Jeffer Castelo Branco, que é contra a construção de cavas para o depósito de material dragado naquela região.

Procurada, a empresa de Logística Integrada destacou que o método de confinamento de sedimentos em cava subaquática foi aprovado por todos os órgãos ambientais e é a melhor solução para a dragagem do Canal de Piaçaguera. A empresa afirma que irá prestar os esclarecimentos no prazo.

“O método, validado por técnicos nacionais e internacionais especializados, é reconhecido internacionalmente e utilizado com sucesso em países como Austrália, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Noruega, Reino Unido e Hong Kong”, informou.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais