Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Dragagem do Canal de Piaçaguera é suspensa novamente pela SPU

Fonte: A Tribuna (01 de dezembro de 2017)

Pela segunda vez em pouco mais de um mês, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) determinou a imediata suspensão da dragagem do Canal de Piaçaguera, no Largo do Casqueiro, região próxima à Ilha das Cobras, em Cubatão. O órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão também estipulou o prazo máximo de dez dias para a regularização do serviço.
O Canal de Piaçaguera é dragado para melhorar o acesso de navios ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), instalação da VLI localizada nessa via náutica, no Porto de Santos. A empresa coordena a obra e trabalha na construção de cavas subaquáticas na via de navegação, onde serão depositados sedimentos contaminados dragados.
Os trabalhos já haviam sido suspensos no final do mês passado. De acordo com a SPU, na ocasião, foi dado um prazo para a apresentação, pela empresa de Logística Integrada, dos documentos que atestam a legalidade do serviço.
“Como a determinação não foi cumprida, a dragagem foi novamente suspensa e só será retomada após a comprovação da regularidade. O Ministério Público foi comunicado da notificação”, destacou a SPU, em nota, informando que a empresa de Logística Integrada tem 10 dias para regularizar a obra.
A decisão do órgão foi tomada após a representação do assistente social Jeffer Castelo Branco, que é contra a construção de cavas para o depósito de material dragado naquela região.
Procurada, a empresa de Logística Integrada destacou que o método de confinamento de sedimentos em cava subaquática foi aprovado por todos os órgãos ambientais e é a melhor solução para a dragagem do Canal de Piaçaguera. A empresa afirma que irá prestar os esclarecimentos no prazo.
“O método, validado por técnicos nacionais e internacionais especializados, é reconhecido internacionalmente e utilizado com sucesso em países como Austrália, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Noruega, Reino Unido e Hong Kong”, informou.