Complexo santista desempenha papel estratégico para a balança comercial
O Porto de Santos desempenha um papel estratégico para a economia brasileira. E os motivos são vários. Um deles é atender ao maior mercado consumidor do País, o da Grande São Paulo. Além disso, suas operações servem ao parque industrial paulista (um dos principais da Nação) e às zonas agrícolas do Estado e da região Centro Oeste que lideram as produções de várias commodities.
Esse desempenho leva o complexo marítimo a se destacar na balança comercial brasileira. Considerando os valores das cargas movimentadas nos primeiros dez meses do ano, tanto na importação como na exportação, Santos registrou participação de 28,2% sobre o total nacional, chegando a US$ 86,9 bilhões, 12,13% a mais do que no mesmo período de 2016. As vendas ao exterior totalizaram 27,3% do número nacional, atingindo US$ 50,1 bilhões, com alta de 14,9%. As importações representaram 29,4% da soma brasileira, respondendo por US$ 36,7 bilhões, com incremento de 8,25%.
Em relação ao valor comercial, segundo dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), nesse período, na pauta de exportações, soja, açúcar e café foram as cargas mais embarcadas.
Ainda segundo dados da Codesp, a China foi o principal importador das mercadorias embarcadas em Santos.
Quanto às importações, se destacaram (quanto ao valor comercial) o gasóleo, as caixas de marchas e os inseticidas. E, mais uma vez, os portos chineses são a principal origem dos produtos recebidos nos terminais locais.
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