SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Brasil e Chile deverão adotar Certificado de Origem Digital

Brasil e Chile deverão adotar Certificado de Origem Digital


Fonte: Portogente (24 de novembro de 2017 )

O Chile deverá adotar o Certificado de Origem Digital (COD) nas relações comerciais com o Brasil. Na quarta-feira (22) começou a última etapa de testes que antecede a implantação.

O COD consiste na troca gradual do certificado de origem preferencial, emitido atualmente em papel, por registro eletrônico. Isso agiliza, diminui custos, dá mais segurança da informação para os processos de certificação e validação da origem de mercadorias negociadas entre os países.

Conforme a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o sistema COD pode reduzir o tempo de emissão de 24 horas para 30 minutos, baixando os custos diretos de emissão em quase 35%.

O início do Projeto COD foi em 2005 com aprovação dos países membros da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). Sua implantação é vista como um caminho para aproximar o Mercosul e a Aliança do Pacífico, bloco formado por México, Colômbia, Peru e Chile.

O Chile será o terceiro país adotar o sistema com o Brasil, depois de Argentina e Uruguai. O Brasil exporta o Chile principalmente óleos brutos de petróleo, carne bovina e veículos de carga, e importa salmão e minério e catodos de cobre.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais