ANTAQ participa de congresso de autoridades portuárias das Américas
O gerente de Regulação da Navegação Interior, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, José Allama, participou, no período de 06 a 09 deste mês, do congresso da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), que aconteceu em Puntal Del Este, no Uruguai. O encontro, que é realizado anualmente, este ano teve como tema a globalização e o protecionismo e seus impactos nos portos latino-americanos.
A American Association of Ports Authorities (AAPA) reúne entidades portuárias das Américas, do Canadá à região da Patagônia, na Argentina. É integrada pela maioria dos portos públicos de grande calado, portos fluviais, operadores portuários e terminais privados. Allama representou o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, no evento.
O gerente da ANTAQ palestrou no painel Hidrovias e Portos Sul-Americanos: como otimizar a função logística do transporte fluvial?, que aconteceu no terceiro dia do encontro.
O técnico brasileiro apresentou uma visão geral das hidrovias no Brasil, principais números dos setores portuário e hidroviário, com ênfase nas regiões hidrográficas que apresentam potencial de integração sul-americana, a exemplo da Hidrovia Paraguai-Paraná, do complexo Solimões-Amazônia e da Hidrovia do Sul, na Lagoa dos patos e Mirim. Desse painel, participaram representantes do Uruguai e da Argentina.
Sobre o congresso, Allama destacou a boa percepção dos países americanos acerca do trabalho realizado pela ANTAQ e do potencial hidroviário brasileiro, tanto na navegação interior quanto na movimentação portuária e, em especial, na perspectiva de crescimento da economia brasileira.
O evento contou com uma programação acadêmica, social, visita técnica ao porto de Montevidéu e exposição com a participação de fornecedores e atores intervenientes dos setores portuários e hidroviários do mundo inteiro.
Mais lidas
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
Há oportunidades para ensino médio, técnico, superior, estágios e exclusivas para PCD
O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]