SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Sindicato dos Despachantes Aduaneiros realiza eleição nesta segunda-feira

Sindicato dos Despachantes Aduaneiros realiza eleição nesta segunda-feira


Fonte: A Tribuna (14 de novembro de 2017 )

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS) passará por eleições nesta segunda-feira (13). A chapa é única, mas os votos dos associados são necessários para a validação do processo. Entre os planos para a nova gestão, estão a ampliação da qualificação da categoria e a manutenção dos benefícios sociais.

Para ser validada, a eleição precisa ter os votos de, pelo menos, 535 pessoas, entre despachantes que estão na ativa e aposentados. O número representa 50% dos associados mais um.

De acordo com o primeiro vice-presidente do SDAS, Luiz Roberto Buttingon, caso não seja atingido o quórum mínimo, serão feitas mais duas tentativas. “Se não tiver os 535 votantes, haverá uma segunda eleição, com o mesmo número mínimo, ou uma terceira em que 40% dos associados precisarão votar. Podemos resolver tudo já na segunda-feira”,explica.

O presidente do SDAS, Nivio Perez dos Santos, pretende continuar na gestão da entidade até 2021. A chapa é composta ainda por Buttingon, Edlaine de Oliveira Barroso, Sérgio Gabin Filho, Eliseu Caetano da Silva Neto, Ricardo Lopes Botelho, Carlos Alberto de Melo e Claudio de Barros Nogueira.

Entre os suplentes, estão Sérgio Luís Dias Piedade, José Severiano Morel Filho, Umberto Rodrigues Feio Junior, Ricardo de Selvi Turbiani, Thaís de Vasconcellos e Lilian de Almeida. Já no conselho fiscal estão Laire José Giraud, João Panchorra Junior e Raphael Loyo Rodrigues, além de Ícaro Castello Branco Junior, suplente.

Na lista de planos da diretoria do SDAS está, principalmente, a ampliação da qualificação dos despachantes aduaneiros. Isto inclui a aplicação de cursos para o aprimoramento da operação de sistemas e palestras com autoridades do setor.

Também é cogitada a abertura de cursos de inglês para os associados. “A profissão é muito antiga e vai se manter, não vai acabar. Mas é preciso se reiventar, se modernizar para enfrentar os novos desafios”, destacou Buttignon.

Já na área social, o foco é a manutenção dos benefícios. Nessa lista, estão incluidos o plano de saúde, a assistência odontológica e a complemen-tação de renda aos sócios aponsentados.

O SDAS conta, ainda, com duas colônias de férias, uma na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, e outra em Campos do Jordão, além de ginásio esportivo no Centro de Santos.

Entre os ganhos da gestão atual do sindicato, o destaque vai para o convênio com a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) e a Receita Federal do Brasil, que prevê a qualificação da categoria em todo o País para que os comissários de despacho se tornem Operadores Econômicos Autorizados (OEAs), após uma prova aplicada pela Aduana. Eventos e treinamentos voltados à categoria também entram nessa lista.

Votação

A eleição do SDAS acontece nesta segunda-feira (13) , na sede da entidade. Despachantes aduaneiros da ativa e aposentados devem votar das 9 às 18 horas. O endereço é Rua Brás Cubas, 3, 11º andar, no Centro de Santos.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais