SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Docas concluirá obras de reforço do cais em dezembro

Docas concluirá obras de reforço do cais em dezembro


Fonte: A Tribuna (8 de novembro de 2017 )

As obras de reforço do trecho de 1,7 mil metros de cais, entre os armazéns 12A e 23, na Margem Direita do Porto de Santos, serão concluídas no próximo mês. Esta é a previsão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o cais santista. Nesta etapa final, serão executados os trabalhos de limpeza e os cortes de perfis metálicos, que darão acabamento ao serviço.

A obra foi executada pelo consórcio formado por quatro empresas. Inicialmente, a obra foi orçada em R$ 200,3 milhões, mas os trabalhos custaram R$ 229 milhões, segundo a Docas.

Para o diretor de Engenharia da Autoridade Portuária, Hilário Gurjão, o valor excedente tem a ver com o reajuste anual do contrato. “Todos os contratos são reajustados após um ano”, explicou.

O projeto teve como objetivo o fortalecimento da estrutura de cais da região de Outeirinhos. No cais entre os armazéns 12A e 23, há 3.490 estacas. Deste total, 1.574 (45%) apresentavam algum tipo de avaria em sua estrutura. As peças danificadas foram substituídas por outras de maiores dimensões e o costado, recuperado.

Segundo a Autoridade Portuária, o reforço das estruturas foi feito com a injeção de concreto na base do cais e perfis metálicos. Estacas e lajes também foram recuperadas.

Gurjão destacou a participação das instalações localizadas em Outeirinhos, que possibilitou a execução da obra sem a necessidade de interrupção das operações. “A gente conseguiu a colaboração dos terminais e fizemos reuniões semanas para montar uma programação dos trabalhos”.

Quando concluído, o reforço vai possibilitar que a dragagem de aprofundamento dos berços não prejudique a segurança do cais. Isto porque aumentar a profundidade dos berços para 15 metros (eles variam entre 10,5 e 13 metros), nas condições atuais, poderia interferir nas estruturas.

 


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais