SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Santos Export inicia visita técnica aos portos da Bélgica

Santos Export inicia visita técnica aos portos da Bélgica


Fonte: A tribuna (27 de setembro de 2017 )

Autoridades e executivos do Porto de Santos iniciam nesta quarta-feira (27) uma série de visitas técnicas aos principais complexos marítimos da Bélgica com o objetivo de estudar seus planos de desenvolvimento, estratégias para a atração de novos negócios e projetos de sustentabilidade. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e dirigentes de órgãos federais acompanharão o grupo durante parte da programação.

Estão previstos reuniões com diretores das autoridades portuárias e órgãos de qualificação profissional e, também, encontros com empresários dos setores logístico e de operação portuária. A agenda prossegue até sexta-feira (29).

Entre os participantes da comitiva santista, estão diretores de terminais de contêineres, de instalações de granéis sólidos e líquidos e da Praticagem de São Paulo. Também estão presentes o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de Sâo Paulo (Codesp), José Alex Oliva, e o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, além de executivos de Eventos e Jornalismo.

A agenda engloba visitas ao maior porto belga e segundo da Europa, Antuérpia, e aos complexos de Gante, que se destaca por sua rede de acessos rodoviário, ferroviário e hidroviário, e Zeebrugge, conhecido por suas instalações de águas profundas, por ser o líder europeu em operações de ro-ro (no qual as cargas são embarcadas ou desembarcadas em caminhões ou plataformas móveis) e o maior do mundo no carregamento e descarga de veículos.

A viagem complementa a programação da 15ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, realizado pelo setor de Jornalismo e eventos, nos últimos dias 11 e 12, em Santos. O evento, consolidado como um dos principais seminários portuários do País, debate as estratégias de desenvolvimento do cais santista, encerrando com uma visita técnica a complexos marítimos internacionais.

Referência

A comitiva do Santos Export já foi recebida em portos dos Estados Unidos, Canadá, Panamá, Espanha, Franca, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Itália, Emirados Árabes Unidos e China.

A escolha da Bélgica neste ano é estratégica, especialmente diante dos desafios vividos por Santos e pelos demais portos brasileiros para melhorar seus acessos logísticos e otimizar os modelos de gestão, questões já enfrentadas e superadas no país europeu.

Antuérpia, Gante e Zeebrugge são referências por suas redes de transporte, plenos de integração com as comunidades locais, qualificação profissional e administração – cada um deles é gerido por empresa pública autônoma controlada por sua respectiva cidade.

Na quinta-feira, o grupo se une à comitiva do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e seguem para Antuérpia, onde serão recebidos pelo embaixador do porto, Frank Geerkens. Em seguida, haverá debates com especialistas sobre as condições de conectividade entre a área portuária e sua hinterland (região atendida por suas operações), intermodalidade, ações ambientais e projetos de qualificação de mão de obra.

Depois, acompanhados por representantes da autoridade portuária, os executivos e as autoridades brasileiras vão visitar terminais e novas instalações do complexo, como o novo cais destinado às operações de frutas.

À tarde, os participantes vão conhecer o Centro de Coordenação do Porto de Antuépia, postos de inspeção fronteiriça e empreendimentos de integração entre a cidade e o complexo.

Na próxima sexta-feira (29), último dia da programação, o grupo do Santos Export terá como destino o Porto de Zeebrugge, na cidade de Brugge, onde irão se reunir com dirigentes do complexo e visitar suas instalações.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais