SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Porto de Santos, SP, começará a utilizar hidrovia para o transporte de cargas

Porto de Santos, SP, começará a utilizar hidrovia para o transporte de cargas


Fonte: G1 (13 de setembro de 2017 )

O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, anunciou nesta terça-feira (12) que o Porto de Santos, no litoral paulista, começará a utilizar hidrovias para a movimentação de mercadorias. O projeto será apresentado à iniciativa privada em outubro e já há interessados em utilizar o sistema, que usará o Rio Cubatão e deve ajudar a reduzir os gargalos logísticos.

Durante a 15ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, Oliva anunciou que, a partir de outubro, o cais santista contará com acesso hidroviário. A Codesp criou um grupo de trabalho para a elaboração do projeto em maio deste ano. O grupo, coordenado pela companhia, reúne representantes da Codesp, da Administração da Hidrovia do Paraná (Ahrana), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Capitania dos Portos de São Paulo.

“Estamos inovando, trazendo um novo acesso ao Porto de Santos, que é a possibilidade do uso da hidrovia. Criamos um grupo de trabalho, fizemos um levantamento topográfico, cartas náuticas, tudo aprovado pela Marinha. Temos dois pontos possíveis de serem plataformas logísticas em Cubatão”.

Os caminhões que chegarem à Baixada Santista serão destinados às plataformas logísticas, que serão instaladas em duas áreas de Cubatão. Elas têm acesso rodoviário e ferroviário, ou seja, podem receber a carga de ambos os modais. Depois, a mercadoria será descarregada em barcaças, que irão levar os produtos para o terminal portuário, por meio da hidrovia.

Vamos diminuir o número de caminhões na Perimetral. Isso vai facilitar em muito o tráfego, vai diminuir o congestionamento, e vamos ter mais eficiência, porque uma barcaça pode trazer o equivalente a 50 caminhões”, afirmou o presidente da Codesp.

Na primeira quinzena de outubro, a Codesp irá expor o projeto hidroviário à iniciativa privada. Segundo Oliva, já há vários terminais interessados em trabalhar com o novo sistema, sendo que um já está em processo avançado de negociação.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais