SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Plano Mestre do Porto de Santos deve sair até o fim de outubro

Plano Mestre do Porto de Santos deve sair até o fim de outubro


Fonte: G1 (13 de setembro de 2017 )

O Plano Mestre do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, deve sair até o fim de outubro deste ano, segundo o diretor de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Ogarito Linhares.

Os trabalhos do Plano Mestre envolvem a reavaliação das capacidades e projeções de demandas para o complexo portuário santista. O Plano Mestre considera perspectivas previstas no Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP). Somente com o Plano Mestre é possível elaborar o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), que estabelece novos critérios de acompanhamento sobre o desempenho das operações realizadas por terminais.

“Com base no Plano Mestre, você constrói um documento essencialmente local que é o PDZ, que é discutido com a comunidade. O PDZ realimenta o PGO, o Plano Geral de Outorgas, que é o que vai definir arrendamentos e todas as figuras que são outorgadas pelo poder público no sentido portuário. Acredito que até o final de outubro deve estar pronto”, falou.

Segundo ele, para fazer as prorrogações dos arrendamentos, que é uma das formas de financiamento, é preciso estar em consonância com o PDZ e, consequentemente, com o Plano Mestre.

Além do anúncio da conclusão do Plano Mestre, ele falou sobre a evolução dos navios que são recebidos pelo Porto de Santos ao longo dos anos e do avanço das ações do Porto Sem Papel. Ele ainda disse que as questões logísticas, inclusive relacionadas aos portos brasileiros, são um dos maiores desafios governamentais do país.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais