SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Novas tecnologias   /   Sistema acompanha risco químico

Sistema acompanha risco químico


Fonte: A Tribuna (22 de agosto de 2017 )

Um sistema capaz de acionar equipes do Porto de Santos em momentos de emergência com produtos químicos, em cinco minutos, e fornecer todo tipo de informação para ajudar a minimizar os riscos já está em funcionamento no cais.

A ferramenta funciona em um aplicativo instalado nos celulares de funcionários da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Nele estão informações sobre as cargas perigosas no complexo portuário.

Numa situação de emergência, é possível identificar rapidamente qual o produto, além de saber quais os riscos que ele oferece e como proceder para a proteção do local, da população e do meio ambiente.

A criação do sistema foi feita por meio de acordo entre a Docas, as associações da Indústria Química (Abiquim) e de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e a empresa do setor de emergência ambiental.

A integração dos dados já ocorreu e funcionava em fase de testes. Ontem, os envolvidos formalizaram a parceria.

Pelo convênio, a Abiquim transferiu OS dados do Manual de Atendimento a Emergência de Produtos Químicos Perigosos para o Banco de Dados de Produtos Perigosos. O texto foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Sinistro (GT-PS) da Comissão Local das Autoridades Anuentes do Porto. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa do setor de emergência ambiental..

O deputado federal João Paulo Papa (PSDB), também presente no evento, pretende levar o tema para ser discutido na Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis, vinculada à Comissão de Viação e Transportes (CVT). “Vamos realizar uma audiência pública na Câmara e chamar outros portos. O Brasil inteiro precisa parti ripar deste esforço para reforçar a segurança”, afirma ele.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais